Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPIVA, J. T.
dc.contributor.authorDIECKOW, J.
dc.contributor.authorBAYER, C.
dc.contributor.authorPAULETTI, V.
dc.contributor.authorZANATTA, J. A.
dc.contributor.authorMORAES, A.
dc.date.accessioned2025-05-09T16:47:53Z-
dc.date.available2025-05-09T16:47:53Z-
dc.date.created2009-09-11
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Fortaleza: UFC, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/427835-
dc.descriptionAs mudanças ocorridas no clima global, nas últimas décadas, são decorrentes principalmente da emissão de gases do efeito estufa (GEE). O objetivo deste trabalho foi avaliar a emissão de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) a partir do solo em sistemas de uso no inverno (azevém para cobertura ou para pastagem em integração lavoura- pecuária) em plantio direto. O trabalho foi conduzido num experimento de campo de longa duração situado na Fundação ABC (Castro-PR). O delineamento foi blocos ao acaso. As amostras de ar foram coletadas com sistemas de câmaras estáticas fechadas e seringas e aconteceram no período da primavera de 2008. As seringas contendo as amostras de ar foram analisadas por cromatografia gasosa para a determinação da concentração de CO2, CH4 e N2O. A emissão dos gases do efeito estufa CH4 e N2O a partir do solo é maior no sistema de ILP em relação ao sistema baseado no uso do azevém como planta de cobertura no inverno. O sistema de ILP também apresentou um fluxo maior para atmosfera em C-CO2 equivalente de N2O em relação ao sistema COB. Isso não significa que a ILP possui maior potencial de aquecimento global, pois não se avaliou nesse estudo a variação do estoque de C no solo, que geralmente é positivo na ILP, contrabalançando os efeitos da maior emissão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEmissão de CO2, N2O E CH4 de um latossolo manejado sob integração lavoura-pecuária e plantio direto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroSolo
dc.description.notesTrabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza.
riaa.ainfo.id427835
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-09
dc.contributor.institutionJONATAS THIAGO PIVA, UFPR; JEFERSON DIECKOW, UFPF; CIMÉLIO BAYER, UFRGS; VOLNEI PAULETTI, UFPR; JOSILÉIA ACORDI ZANATTA, CPAO; ANIBAL DE MORAES, UFPR.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
31833.pdf156.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace