Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/43285
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMUNIZ, C. A. de S. D.
dc.contributor.authorDIAS, A. S. C.
dc.contributor.authorALENCAR, M. M. de
dc.contributor.authorQUEIROZ, S. A. de
dc.contributor.authorVIU, M. A. de O.
dc.date.accessioned2025-04-03T19:47:50Z-
dc.date.available2025-04-03T19:47:50Z-
dc.date.created1996-10-17
dc.date.issued1996
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 33., 1996, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: SBZ, 1996.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/43285-
dc.descriptionFoi analisado o peso à desmama (PD) de 3023 bezerros Nelore, filhos de 1171 vacas, nascidos de 1978 a 1989, com o objetivo de obter a estimativa de repetibilidade para o cálculo da Capacidade mais Provável de Produção (CMPP) do PD para vacas da raça Nelore. O PD foi ajustado para 270 dias de idade pela regressão do peso observado em função da idade à desmama. Os dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos, cujo modelo matemático continha os efeitos fixos de ano e estação de nascimento do bezerro, sexo, as interações entre ano e estação de nascimento e entre ano, estação e sexo, idade do bezerro à desmama aninhado em sexo e idade da vaca ao parto, além do efeito aleatório de vaca. Para a análise da CMMP os efeitos incluídos no modelo foram ano e estação de nascimento da vaca e número de bezerros produzidos por vaca. Todos os efeitos incluídos no modelo afetaram, significativamente, o PD. O ano de nascimento da vaca e o número de bezerros por vaca foram significativos na análise da CMMP. A média ajustada para o peso à desmama e para a CMPP foram 173,7 e 1734 Kg, respectivamente. A estimativa de repetibilidade foi do PD foi 0,29.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBovinos
dc.subjectNelore
dc.subjectCapacidade de produção
dc.subjectPeso a desmama
dc.subjectRepetibilidade
dc.subjectMost probable producing ability
dc.subjectRepeatibility
dc.subjectBovine
dc.titleEstudo da capacidade mais provável de produção do peso a desmama de vacas de um rebanho Nelore.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent2p. 170-172.
riaa.ainfo.id43285
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-03
dc.contributor.institutionCAROLINA AMÁLIA DE SOUZA DANTAS MUNIZ, UNESP; ANDRÉ STEIN CARVALHO DIAS, UNESP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; SANDRA AIDAR DE QUEIROZ, UNESP; MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA VIU, UNESP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoCapacidadeProvavelProducao-.pdf1.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace