Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/44841
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2000
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALENCAR, M. M. de
CORRÊA, L. de A.
TULLIO, R. R.
Title: Herdabilidade do tamanho do umbigo em fêmeas da raça Canchim.
Publisher: In: RESUMOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA CONVENÇÃO NACIONAL DE CANCHIM, 4., 2000, São Carlos, SP. Anais...São Carlos : Embrapa Pecuária Sudeste, 2000. p.13.
Language: pt_BR
Notes: Editado por Maurício Mello de Alencar, Edison Beno Pott, Carlos Roberto Paino, Pedro Franklin Barbosa, Rogério Taveira Barbosa, Rui Machado.
Keywords: Herdabilidade
Herdability.
Description: Dentre as características morfológicas em bovinos de corte, o tamanho do umbigo é de especial interesse, principalmente nos reprodutores. É comum a perda total de um reprodutor ou mesmo a redução no seu desempenho reprodutivo, como resultado de uma inflamação iniciada por lesão no umbigo. Este trabalho teve o objetivo de estimar a herdabilidade do tamanho do umbigo e sua correlação com o peso aos 12 meses de idade, na raça Canchim. Para tanto, mediu-se o tamanho do umbigo (altura até o abdome) de 285 fêmeas com idade acima de 24 meses, nascidas de 1980 a 1991, utilizando-se uma régua graduada em milímetros. A média estimada do tamanho do umbigo foi igual a 2,71 cm. A estimativa de herdabilidade obtida para o tamanho do umbigo foi igual a 0,75. A correlação genética entre o tamanho do umbigo e o peso aos 12 meses de idade foi igual a 0,37. Os resultados sugerem que há possibilidade de redução do tamanho do umbigo na raça Canchim, sem comprometimento do peso aos 12 meses de idade.
Thesagro: Gado Canchim
Gado de Corte
Umbigo
Vaca.
NAL Thesaurus: beef cattle
cows.
Data Created: 2000-06-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMMA2000.00088.pdf199,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace