Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46463
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELLO, S. de P.
ALENCAR, M. M. de
TORAL, F. L. B.
BARBOSA, P. F.
Additional Information: SILVIO DE PAULA MELLO; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; FÁBIO LUIZ BURANELO TORAL; PEDRO FRANKLIN BARBOSA, CPPSE, SÃO CARLOS, SP.
Title: Herdabilidade dos escores da condição corporal de vacas ao parto e ao desmame em um rebanho da raça Canchim.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Amostrador gibbs
Inferência bayesiana
Parâmetros fenotípicos
Parâmetros genéticos
Description: O objetivo desse trabalho foi estimar parâmetros genéticos e fenotípicos dos escores da condição corporal das vacas ao parto (ECCVP) e ao desmame (ECCVD) do bezerro em um rebanho da raça Canchim. Foram analisados os dados de 2.727 ECCVP e 1.328 ECCVD de 910 e 652 vacas, respectivamente, pertencentes à Embrapa Pecuária Sudeste. Os componentes de variância foram estimados por meio da Inferência Bayesiana, utilizando-se o Amostrador de Gibbs. Os ECCVP e ECCVD foram analisados por um modelo animal considerando os efeitos genético aditivo direto, de ambiente permanente do animal e residual como aleatórios, além dos efeitos fixos de grupo de contemporâneas (ano e mês de parto), sexo do bezerro e a idade da vaca (em anos) como covariável (efeitos linear e quadrático). As médias posteriores para a herdabilidade e para a proporção da variância de ambiente permanente para o ECCVP (0,19 e 0,04, respectivamente) e ECCVD (0,29 e 0,02, respectivamente) indicam que existe variância genética aditiva que pode justificar a inclusão dessas características como critérios de seleção e que o efeito de ambiente temporário (residual) é responsável pela maior parte da variância fenotípica.
Data Created: 2003-08-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2003.00071.pdf25,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PROCIMMA2003.00071.PDF27,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace