Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46470
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2003
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, A. de A.
CRUZ, G. M. da
ALENCAR, M. M. de
BARBOSA, R. T.
CORRÊA, L. de A.
MACHADO, R.
Additional Information: ARMANDO DE ANDRADE RODRIGUES, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; GERALDO MARIA DA CRUZ, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; ROGERIO TAVEIRA BARBOSA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; LUCIANO DE ALMEIDA CORREA, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; RUI MACHADO, CPPSE.
Title: Efeito do nível nutricional e grupo genético na idade e peso de entrada em reprodução e ao primeiro parto.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: SBZ, 2003. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Angus x Nelore
Canchim x Nelore
Simental x nelore
Suplementação
Description: O objetivo foi determinar se há efeito de nível nutricional, de grupo genético e interação nível nutricional x grupo genético para o peso e a idade de entrada em reprodução e ao primeiro parto. Durante três anos, 184 bezerras desmamadas, dos grupos genéticos ½ Angus + ½ Nelore (AN), ½ Canchim + ½ Nelore (CN), ½ Simental + ½ Nelore (SN) e Nelore (N), sob pastejo rotacionado, foram suplementadas ou não com 3,0 kg de concentrado/animal/dia, no período das águas, após a desmama. Durante todos os períodos de seca todos animais foram suplementados em pastagem com cana-de-açúcar + uréia e 1,5 kg de concentrado/animal/dia. Houve diferença (P<0,05) na média de peso de entrada em reprodução entre os animais suplementados (383,7 kg) e os animais não suplementados no período das águas (366,2 kg), porém não houve interação entre grupo genético e nível de suplementação.Houve diferença (P<0,05) no peso de entrada em reprodução entre os animais AN e N e entre SN e N. Os animais AN levaram menos tempo (P<0,05) para entrar em reprodução do que os animais CN e N, porém não diferiram (P>0,05) dos animais SN. A média de idade ao primeiro parto dos animais AN foi menor (P<0,05) do que os animais CN e N, porém não diferiram (P>0,05) dos animais SN. Houve diferença (P<0,05) no peso ao primeiro parto entre os animais AN e N e entre SN e N.
Data Created: 2003-08-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIAAR2003.00102.PDF22,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace