Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/467672
Título: Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do girassol.
Autoria: BRIGHENTI, A. M.
CASTRO, C. de
OLIVEIRA JUNIOR, R. S.
SCAPIM, C. A.
VOLL, E.
GAZZIERO, D. L. P.
Afiliação: ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPSO; CESAR DE CASTRO, CNPSO; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; ELEMAR VOLL, CNPSO; DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO.
Ano de publicação: 2004
Referência: Planta Daninha, v. 22, n. 2, p. 251-257, 2004.
Conteúdo: Dois experimentos foram conduzidos na Embrapa Soja, Londrina-PR, com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes períodos de interferência de plantas daninhas sobre o rendimento de óleo e a produtividade da cultura do girassol. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os períodos de interferência consistiram em manter a cultura na presença e na ausência das espécies daninhas por 7, 14, 21, 28, 42, 49, 56, 70, 84 e 118 dias após a emergência (DAE) da cultura (total do ciclo). A comunidade infestante existente na área experimental era composta, principalmente, de picão-preto (Bidens subalternans) e plantas voluntárias de trigo. Foram determinados a densidade e o peso da matéria seca das plantas daninhas, o rendimento de óleo e a produtividade da cultura. A presença da comunidade infestante proporcionou perdas diárias de 1,1 e 2,5 kg ha-1 para o rendimento de óleo e a produtividade, respectivamente. Na ausência das espécies daninhas, até 30 DAE, houve ganho diário de 6,5 kg ha-1 de rendimento de óleo e de 14,4 kg ha-1 de produtividade de grãos. A convivência do girassol com as plantas daninhas até 21 DAE não causou efeito sobre o rendimento de óleo e a produtividade da cultura, correspondendo ao período anterior à interferência (PAI). O período total de prevenção da interferência (PTPI) foi de 30 DAE e o período crítico de prevenção da interferência (PCPI), dos 21 aos 30 dias após a emergência da cultura do girassol.
Thesagro: Girassol
Erva Daninha
NAL Thesaurus: Weeds
Palavras-chave: Planta daninha
Cultura
Sunflower
Digital Object Identifier: 10.1590/S0100-83582004000200012
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID-24657.pdf284,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace