Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470247
Título: Associação entre os fungicidas tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela (Rhizoctonia solani AG 1) e da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja.
Autoria: MEYER, M. C.
GOUSSAIN, M. M.
MAIA, G. L.
DALL' AGNOL, L. G.
COVER, C.
Afiliação: MAURICIO CONRADO MEYER, CNPSO; MÁRCIO MARCOS GOUSSAIN, Sipcam Isagro Brasil; GERLIANE LORENA MAIA, Fapeagro; LUIS GUILHERME DALL' AGNOL, UEPG; CAROLINA COVER, UFRGS.
Ano de publicação: 2007
Referência: Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 32, p. S215, ago. 2007. Suplemento, resumo 0526.
Conteúdo: A mela é uma importante doença da soja nos estados do Maranhão, Tocantins e na região norte do Mato Grosso, podendo diminuir consideravelmente a produtividade da lavoura. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia da aplicação de tetraconazole e azoxistrobina no controle da mela e da ferrugem asiática em Balsas, MA. O ensaio foi montado em DBC com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram: tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens de 40,0 e 50,0 e 50,0 e 50,0 g de i.a./ha respectivamente; piraclostrobina + epoxiconazole (66,5 + 25,0 g de i.a./ha); trifloxistrobina + tebuconazole (50,0 + 100,0 g de i.a./ha); azoxistrobina + ciproconazole (60,0 + 24,0 g de i.a./ha) e testemunha. Observou-se que a associação de tetraconazole e azoxistrobina nas dosagens utilizadas foram semelhantes no controle da ferrugem da soja aos demais tratamentos, que diferiram significativamente da testemunha. Para a mela, verificou-se que a maior dosagem de tetraconazole e azoxistrobina obteve melhor controle. Avaliando peso de mil grãos, os maiores valores foram dos tratamentos de tetraconazole e azoxistrobina em ambas as doses e de piraclostrobina + epoxiconazole. Na produtividade todas as associações foram semelhantes entre si e diferentes da testemunha.
Thesagro: Doença de Planta
Fungo
Soja
Notas: Edição dos Resumos do XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Maringá, PR, ago. 2007.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace