Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470810
Título: Utilização de glifosato para o controle de ferrugem da soja.
Autor: SOARES, R. M.
GAZZIERO, D. L. P.
MORITA, A. A. dos S.
CILIATO, M. L.
FLAUSINO, A. M.
SANTOS, L. C. M.
JANEGITZ, T.
Afiliación: RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO; DANIELA ALVES DOS SANTOS MORITA, UEM; MÔNICA LÚCIA CILIATO, UEM; ALLAN MISAEL FLAUSINO; LEANDRO CEZAR MENEZES SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ; TATIANI JANEGITZ, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA.
Año: 2008
Referencia: Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 4, p. 473-477, abr. 2008.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de glifosato sobre a germinação de esporos de Phakopsora pachyrhizi e no controle da ferrugem da soja, aplicado preventiva e erradicativamente, em condições controladas. A germinação de esporos foi avaliada tendo-se vertido, em meio de cultura, soluções de esporos com diferentes concentrações do glifosato (0, 100, 1.000, 10.000 e 20.000 ppm) e fungicidas. Para avaliar o controle da ferrugem, plantas foram pulverizadas com glifosato, com variação da dose e do momento, tendo-se medido a severidade da doença. Houve efeito do produto sobre os esporos do fungo, o que reduziu sua germinação. As pulverizações em plantas, em casa de vegetação, mostraram um efeito do produto sobre a ferrugem, quando aplicado preventivamente, porém com período de proteção curto e fungitoxicidade inferior à do fungicida tebuconazole. O uso do glifosato, avaliado nesse ensaio, não deve ser visto como medida de manejo de ferrugem, e não interfere nas práticas habituais de controle da ferrugem da soja.
Thesagro: Glycine Max
Phakopsora Pachyrhizi
Soja
Ferrugem
NAL Thesaurus: Tebuconazole
Soybean rust
Palabras clave: difeconazole
DOI: 10.1590/S0100-204X2008000400005
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
ID-28218.pdf63,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace