Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/47178
Título: Efeito de enzimas fibrolíticas e do teor de matéria seca em silagens de Capim-Tanzânia sobre os parâmetros ruminais, o comportamento ingestivo e a digestão de nutrientes, em bovinos.
Autor: LOURES, D. R. S.
NUSSIO, G. L.
PAZIANI, S. de F.
PEDROSO, A. de F.
MARI, L. J.
RIBEIRO, J. L.
ZOPOLLATTO, M.
SCHMIDT, P.
JUNQUEIRA, M. C.
PACKER, I. U.
CAMPOS, F, P. de
Afiliación: DANIELE REBOUÇAS SANTANA LOURES, Universidade de São Paulo, ESALQ
LUIZ GUSTAVO NUSSIO, Universidade de São Paulo, ESALQ
SOLIDETE DE FÁTIMA PAZIANI, Universidade de São Paulo, ESALQ
ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE
LUCAS JOSÉ MARI, Universidade de São Paulo, ESALQ
JOSÉ LEONARDO RIBEIRO, Universidade de São Paulo, ESALQ
MAITY ZOPOLLATTO, Universidade de São Paulo, ESALQ
PATRICK SCHMIDT, Universidade de São Paulo, ESALQ
MARTA COIMBRA JUNQUEIRA, Universidade de São Paulo, ESALQ
IRINEU UMBERTO PACKER, Universidade de São Paulo, ESALQ
FÁBIO PRUDÊNCIO DE CAMPOS, Instituto de Zootecnia.
Año: 2005
Referencia: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 34, n. 3, p. 736-745, 2005.
Descripción: Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito do emurchecimento e uso de enzimas fibrolíticas aplicadas durante a ensilagem de capim-tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia) ou antecedendo o fornecimento aos animais. Foram realizadas avaliações de parâmetros de fermentação e cinética ruminal, comportamento ingestivo, consumo voluntário e digestibilidade dos nutrientes em bovinos. Os tratamentos utilizados consistiram da ensilagem das forragens, conforme descrito: A - forragem emurchecida sem aplicação de enzimas; B - não-emurchecida sem aplicação de enzimas; C - emurchecida com aplicação de enzimas (2 L/t de massa verde); D - não-emurchecida com aplicação de enzimas e E - não-emurchecida com enzimas (10 L/t de massa verde) aplicadas após a abertura do silo e antes da oferta aos animais. Cinco novilhos da raça Nelore foram distribuídos ao acaso em delineamento do tipo quadrado latino 5 x 5, recebendo rações contendo 50% de silagem na MS. Os parâmetros de cinética de passagem de sólidos (2,23%/hora) e de líquidos (4,83%/hora) foram similares nos tratamentos avaliados. As médias das concentrações molares totais dos AGVs (109,62 mM) e de nitrogênio amoniacal (5,6 mg/dL) do fluido ruminal não foram alteradas. O emurchecimento da forragem determinou menor relação C2:C3 ruminal. O comportamento ingestivo dos animais não foi alterado com a adição de enzimas fibrolíticas na ensilagem, sendo observados os seguintes tempos (minutos/dia) e taxas (min/kg MSI): ingestão de MS (247 e 24), ruminação (426 e 43) e mastigação (673 e 67), respectivamente. No caso do emurchecimento, houve menor tempo de ruminação e de mastigação pelos animais. As digestibilidades médias de MS (47,5 vs. 53,6%), de FDN (45,8 vs. 55%) e de FDA (45,5 vs. 54,8%) foram reduzidas nas rações completas contendo silagens emurchecidas. O emurchecimento da forragem e o uso de aditivo enzimático resultaram em alterações marginais nos parâmetros ruminais e no comportamento ingestivo dos animais.
Thesagro: Digestibilidade
Panicum Maximum
Palabras clave: Aplicação enzimática
Enzimas fibrolíticas
Comportamento ingestivo
Emurchecimento
DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-35982005000300004
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PROCIAdeFP2005.00102.pdf216,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace