Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48023
Título: Oocyte activation and preimplantation development of bovine embryos obtained by specific inhibition of cyclin-dependent kinases.
Autor: PERECIN, F.
NICIURA, S. C. M.
LEAL, C. L. V.
GARCIA, J. M.
Afiliación: FELIPE PERECIN, UNESP; SIMONE CRISTINA MEO NICIURA, CPPSE; C. L. V. LEAL, USP; J. M. GARCIA, UNESP.
Año: 2007
Referencia: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinaria e Zootecnia, v. 59, n. 2, p. 280-287, aapr. 2007.
Descripción: Realizaram-se dois experimentos para avaliar a eficiência da bohemina e roscovitina associadas à ionomicina para ativação partenogenética e desenvolvimento embrionário inicial de bovinos. No primeiro, foram testadas diferentes concentrações (0, 50, 75 ou 100µM) e diferentes tempos de exposição (2, 4 ou 6 horas) à bohemina ou à roscovitina na ativação de oócitos bovinos maturados in vitro (MIV) pré-expostos à ionomicina. Os melhores tratamentos, bohemina 75µM e roscovitina 50µM, ambos por seis horas, foram utilizados no segundo experimento, no qual oócitos bovinos MIV foram expostos à ionomicina seguido ou não pelo tratamento com inibidores específicos das quinases dependentes de ciclina (CDKI), e avaliados quanto à configuração nuclear, taxa de ativação e desenvolvimento até blastocisto. Os tratamentos combinados (ionomicina+CDKI) apresentaram melhor taxa de ativação (77,3%) e desenvolvimento embrionário inicial (35,2%) do que a ionomicina sozinha (69,4% e 21,9%, respectivamente), e também promoveram ativação mais uniforme (aproximadamente 90% de formação de um pronúcleo). Estes resultados demonstram que os CDKIs potencializam o efeito da ionomicina na ativação e desenvolvimento embrionário inicial e podem auxiliar na obtenção de protocolos de ativação mais eficientes, aumentando a capacidade de desenvolvimento de embriões produzidos por meio de biotécnicas reprodutivas.
Thesagro: Embrião
Bovino
Palabras clave: Ativação artificial
Roscovitina
Partenogênese
DOI: 10.1590/S0102-09352007000200002
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
PROCISCM2007.00074.pdf311,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace