Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48102
Título: Associação da região centromérica do cromossomo 14 com espessura de gordura em bovinos da raça canchim.
Autoria: VENERONI, G. B.
MEIRELLES, S. L.
OLIVEIRA, H. N.
ALENCAR, M. M. de
GASPARIN, G.
GOUVEIA, J. J. S.
MIYATA, M.
REGITANO, L. C. de A.
Afiliação: G. B. Veneroni - UFSCar; S. L. Meirelles - UNESP; H. N. Oliveira - UNESP; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, EMBRAPA CPPSE, SÃO CARLOS, SP.; G. Gasparin - UFSCar; J. J. S. Gouveia - UFSCar; M. Miyata - UFSCar; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 53., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia: SBG, 2007.
Páginas: p. 90
Conteúdo: Canchim é uma raça sintética que tem sido usada na indústria de gado de corte como uma alternativa para intensificação da produção. No entanto, esta raça possui pouca gordura de cobertura, que é importante para a conservação da carcaça após o abate e confere características organolépticas apreciadas pelo mercado da carne. Desse modo, pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de aumentar a deposição de gordura nessa raça. Essas pesquisas incluem a procura por marcadores moleculares que podem auxiliar a identificação de animais com maior potencial genético para a característica. Em várias populações bovinas a região centromérica do cromossomo 14 foi associada com deposição de gordura. O gene da tireoglobulina está localizado à 4,46 Mb nesse cromossomo e relatos descrevem a influência de um polimorfismo na seqüência 5´ líder desse gene sobre o marmoreio e espessura de gordura. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito desse polimorfismo no gene da tireoglobulina, assim como de dois marcadores microssatélites que flanqueiam esse gene, CSSM066 (2,95 Mb) e ILSTS011 (6,93 Mb) sobre a espessura de gordura em bovinos da raça Canchim. Quinhentos e setenta e dois animais, de dois grupos genéticos (MA e CA), criados em duas fazendas e pertencentes à 64 famílias de meio-irmãos foram avaliados. Associações dos genótipos dos marcadores com as medidas fenotípicas (espessura de gordura) foram analisadas por um modelo misto. Os resultados mostraram que o marcador microssatélite CSSM066 teve efeito significativo sobre a espessura de gordura nas populações estudadas. No entanto, esta característica não foi significativamente associada com o polimorfismo do gene da tireoglobulina e com o marcador microssatélite ILSTS011, o que sugere que outro gene situado na região centromérica do cromossomo 14 de bovinos deva ser responsável pela variação da característica. Novos estudos merecem ser realizados próximos ao marcador CSSM066, a fim de se obter informações que possam ser incorporadas em programas de melhoramento.
Palavras-chave: Marcadores moleculares
Espessura de gordura
Bovinos
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AssociacaoRegiaoCentromerica.pdf907,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace