Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, M. E.
dc.contributor.authorELER, J. P.
dc.contributor.authorAFAZ, A. L. M.
dc.contributor.authorFERRAZ, J. B. S.
dc.contributor.authorREGITANO, L. C. de A.
dc.contributor.authorMEIRELLES, F. V.
dc.contributor.authorBALIEIRO, J. C. de C. A.
dc.date.accessioned2025-04-04T18:07:04Z-
dc.date.available2025-04-04T18:07:04Z-
dc.date.created2007-11-19
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CARNES, 4., 2007, Campinas, SP. Mercado do Século XXI: qualidade, segurança alimentar, certificação e rastreabilidade - Anais... Campinas: ITAL: CTC, 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48148-
dc.descriptionPor muito tempo a carne bovina foi comercializada como um produto tendo a única opção relacionada à qualidade, os cortes comumente conhecidos. No entanto, as exigências atuais dos consumidores não estão restritas somente a esta característica, e cada vez mais buscam novos produtos de maior qualidade. Assim, é crescente o movimento dos agentes da cadeia em busca de alternativas. Uma das maneiras utilizada para promover a diferenciação, é a busca por qualidades intrínsecas do produto final. Variações genéticas que possam ser associadas com características de qualidade da carne e que garantam maior satisfação aos consumidores, vêm assumindo papel de destaque por parte de pesquisadores do mundo inteiro. Entre essas características, a maciez da carne é sem dúvida, uma das mais importantes. Portanto, existe grande interesse pela seleção de animais cuja genética seja favorável a maior maciez da carne, particularmente em animais de orígem Bos indicus, que representam a base da produção de carne no Brasil. Estudos têm evidenciado que as proteases neutras ativadas por íons de cálcio, denominadas calpaínas e seu inibidor enzimático, a calpastatina, são parcialmente responsáveis pela proteólise pos mortem, conduzindo ao aumento progressivo da maciez da carne. Polimorfismos no gene da ~-calpaína já foram reportados por PAGE et ai,(2004), CASAS et al (2005), WHITE et al, (2005), CASAS et al (2006) e no gene da calpastatina por SCHENKEL et al, (2006), influenciando significativamente a maciez da carne em trabalhos com raças taurínas e alguns cruzamentos. No entanto, estudos da utilização de polimorfismos em genes ligados à maciez da carne em animais da raça Nelore, ainda são pouco explorados.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectu-calpaína
dc.subjectCalpastatina
dc.subjectMaciez
dc.subjectAvaliação
dc.titleAvaliação de diferentes combinações genotípicas para polimorfismos no gene u-calpaína e calpastatina associados com a maciez da carne em bovinos da raça Nelore.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCarne
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroGene
dc.subject.thesagroPolimorfismo
dc.format.extent2p. 253-255.
riaa.ainfo.id48148
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-04
dc.contributor.institutionFZEA/USP; JOANIR PEREIRA ELER, FZEA/USP; FZEA/USP; FZEA/USP; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; FZEA/USP; FZEA/USP.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoDiferentesCombinacoesGenotipicas-.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace