Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48455
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATTAR, M.
ALENCAR, M. M. de
CARDOSO, F. F.
FERRAUDO, A. S.
SILVA, L. O. C.
ESPASANDIN, A. C.
Additional Information: Maira Mattar, UFSCar; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; Fernando Flores Cardoso, CPPSUL; Antonio Sergio Ferraudo, UNESP/Jaboticabal; Luiz Otávio Campos Silva, CNPGC; Ana Carolina Espasandin, UDELAR/Uruguai.
Title: Utilização de técnicas estatísticas multivariadas para definição de ambiente de produção do peso ao sobreano para o estudo da interação genótipo-ambiente em bovinos Canchim.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Lavras: SBZ: UFLA, 2008
Language: pt_BR
Keywords: Análise de agrupamento
Raça Canchim
Componentes principais
Multivariada
Interação genótipo-ambiente
Peso ao sobreano.
Description: As respostas diferentes de genótipos às variações ambientais são investigadas nos estudos de interação genótipo-ambiente. A definição de ambiente nesses estudos ainda é um desafio, pois muitos fatores não genéticos podem causar efeito sobre a expressão de um conjunto de genes. Neste estudo, com as técnicas de estatística multivariada foram definidos ambientes de produção de bovinos Canchim, por meio de variáveis ambientais, formando grupos homogêneos de municípios do estado de São Paulo com informações de peso ao sobreano desta raça. As técnicas de Agrupamento Hierárquico e não Hierárquico foram eficientes para a simplificação e formação de quatro clusters homogêneos com membros de municípios paulistas, e heterogêneos entre si. Já, a técnica de componentes principais (CP) permitiu discriminar para cada cluster os fatores ambientais mais relevantes em sua formação, através de dois CP que preservaram 81,52% da variabilidade contida no conjunto das variáveis ambientais originais. As técnicas de estatística multivariada foram, portanto, ferramentas eficientes para discriminar ambientes de produção em estudos da interação genótipo-ambiente de bovinos Canchim.
Thesagro: Estatística
Gado de Corte.
Data Created: 2008-08-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIMMA2008.00022.pdf48,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace