Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48462
Título: Utilização da alfafa em pastejo como parte da dieta de vacas leiteiras.
Autoria: PERES NETTO, D.
RODRIGUES, A. de A.
FERREIRA, R. de P.
NOGUEIRA, P. C.
MENDONÇA, F. C.
RASSINI, J. B.
FREITAS, A. R. de
Afiliação: Diego Peres Netto, UNESP Botucatu; Armando de Andrade Rodrigues, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; REINALDO DE PAULA FERREIRA, CPPSE; Pedro Charlois Nogueira, ESCOLA AGRONOMIA, Paraguaçu Paulista, SP.; Fernando Campos Mendonça, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; Joaquim Bartolomeu Rassini, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; Alfredo Ribeiro de Freitas, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Lavras: SBZ: UFLA, 2008
Conteúdo: O objetivo foi avaliar o efeito da alfafa sob pastejo restrito ou à vontade como parte da dieta, associada à silagem de milho e concentrado, sobre a produção de leite por animal e por hectare. Foram utilizadas 24 vacas da raça Holandesa, em estágio médio da lactação, distribuídas em delineamento em blocos ao acaso em três sistemas de alimentação (A, B e C). No tratamento testemunha (A) os animais foram alimentados com silagem de milho e concentrado. Nos outros dois tratamentos, a silagem de milho foi substituída parcialmente pelo pastejo em alfafa durante três horas/dia (tratamento B) ou à vontade (tratamento C). O pastejo foi rotacionado e a quantidade de concentrado igual (5,0 kg/vaca/dia) em todos os tratamentos. A disponibilidade de forragem foi de 2.513,4 e 2.124,9 kg de MS/ha e a oferta, de 11,3 e 30,8 kg MS/vaca/dia, nos tratamentos B e C, respectivamente. A alfafa tinha em média 23% de PB, 36,2% de FDN e 70,0% de DIVMS. Não houve diferença significativa (P>0,05) na produção de leite/vaca/dia entre os tratamentos. As médias de produção (litros/vaca/dia) foram de 25,9 . 0,50; 25,8 . 0,49 e 25,2 . 0,49 nos tratamentos A, B e C, respectivamente. Os tratamentos com pastejo em alfafa mais silagem de milho apresentaram maior potencial de produção de leite por hectare (64,5 e 68,7 L/ha/dia), quando comparado com o tratamento com silagem de milho como único volumoso (51,8 L/ha/dia).
Thesagro: Leguminosa
Palavras-chave: Forrageira
Produção de leite
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIAAR2008.00026.pdf51,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace