Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48471
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOREIRA, A.
SOUZA, G. B. de
GODOY, M. G. de
LOPES, W. V.
Additional Information: Adônis Moreira, CPPSE; Gilberto Batista de Souza, CPPSE; Marina Guilglielmin de Godoy, UFSCar; Willian Vinicius Lopes, PIBIC/CNPQ.
Title: Efeito da rocha ultramáfica alcalina sobre a composição química e produtividade da alfafa cultivada em Argissolo Amarelo distrófico.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Lavras: SBZ: UFLA, 2008.
Language: pt_BR
Keywords: Disponibilidade de nutrientes
Medicago sativa L.
Rochagem.
Description: Com o objetivo de avaliar a eficiência da rocha ultramáfica alcalina na fertilidade do solo, estado nutricional e produção de matéria seca da alfafa, foi conduzido em vasos com Argissolo Amarelo distrófico um experimento em delineamento inteiramente casualizado, em parcelas subdivididas, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por quatro doses (0, 100, 150 e 300 mg/kg de K), oriundas da rocha ultramáfica alcalina (K20 = 3,44%, PN = 50%, CaO = 13,22%, MgO = 16,88%, P2O5 = 1,40%, SiO2 = 35,57% e pH = 8,8) com duas granulometrias (0,3 e 2,0 mm) e um tratamento adicional com KCl (150 mg/kg - 60% de Ká-dois-O), as subparcelas foram constituídas por cinco épocas de corte com intervalo de 30 dias. Os resultados demonstraram incremento na produção de matéria seca com aplicação ultramáfica, entretanto, inferior ao obtido com KCl. Houve aumento nos teores de P disponível e K, Ca e Mg trocável no solo, porém esse efeito refletiu positivamente somente nos teores foliares de P e K, provavelmente, devido ao efeito de inibição.
Thesagro: Fertilidade do Solo.
Data Created: 2008-08-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIAM2008.00031.pdf60,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace