Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48764
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. C. de S.
dc.contributor.authorGIGLIOTI, R.
dc.date.accessioned2023-06-22T17:26:35Z-
dc.date.available2023-06-22T17:26:35Z-
dc.date.created2009-02-17
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 15.; SEMINÁRIO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA DOS PAÍSES DO MERCUSUL, 2., 2008, Curitiba. Palestra... Curitiba: CBPV, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48764-
dc.descriptionOs produtos de excreção/secreção (PE/S) das larvas de primeiro estágio de Cochliomyia hominivorax (L1) foram preparados usando-se ovos originados de uma colônia mantida em laboratório. O perfil das proteínas dos PE/S foi obtido usando a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE) e a atividade proteolítica foi investigada nos mesmos géis, utilizando gelatina como substrato. A caracterização das proteases foi investigada também em géis com gelatina como substrato, tratando-se as amostras dos PE/S com os seguintes inibidores sintéticos de proteases: phenilmetilsulfonil fluoride = PMSF, tosilfenilalanil clorometil cetona = TPCK, tosil lisil clorometil cetona = TLCK, ácido etileno diamino tetracético = EDTA e 3,4- dicloroisocumarina = DCI. O perfil das proteínas produzidas por L1 revelou a presença de diversas bandas protéicas com massas moleculares entre 97 KDa e 14 KDa. Foi verificada ampla atividade proteolítica dos PE/S de L1 sobre a gelatina, desde a região correspondente às proteases de maiores massas moleculares como as intermediárias e baixas. Nos ensaios com inibidores de proteases, foi verificado um predomínio de enzimas do grupo das serina-proteases e metalo-proteases. O primeiro ensaio conduzido "in vitro" para verificação do efeito dos inibidores de proteases sobre o desenvolvimento larvar, foi feito utilizando solução de EDTA. Esse inibidor, na concentração utilizada, foi letal para 40% das larvas após duas horas de exposição e 100% das larvas após 12 horas de exposição. Novos estudos serão conduzidos no laboratório a fim de determinar as melhores concentrações para o EDTA e também para os demais inibidores de proteases identificados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnzimas
dc.subjectProdutos de excreção
dc.subjectMiíases
dc.titleAvaliação "in vitro" do efeito de inibidores de proteases contra larvas de primeiro estágio de Cochliomyia hominivorax: estudos preliminares.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSecreção
riaa.ainfo.id48764
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-22
dc.contributor.institutionMARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; Rodrigo Gigliote, UFSCar.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao.pdf2.77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace