Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/504908
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO JUNIOR, J. M.
CAVALCANTE, F. A.
WOLTER, P. F.
MARTINS, W. M. de O.
ASSIS, G. M. L. de
NASCIMENTO, H. L. B. do
Additional Information: JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; Priscila Ferreira Wolter, UNINORTE; Williane Maria de Oliveira Martins, Universidade Federal do Acre; GISELLE MARIANO LESSA DE ASSIS, CPAF-AC; Hemython Luís Bandeira do Nascimento, Universidade Federal do Acre.
Title: Avaliação da contagem de células somáticas do leite bovino fornecido aos principais laticínios do Estado do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
Language: pt_BR
Notes: ZOOTEC 2009.
Keywords: Leite in natura
Células somáticas
Contagem de Células Somáticas (CCS)
Qualidade do leite
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de Contagem de Células Somáticas (CCS) do leite fornecido aos três principais laticínios do Estado do Acre. Foram coletadas cento e cinqüenta (150) amostras de leite aleatoriamente, sendo cinqüenta (50) de cada laticínio. Na coleta, foram retirados 40 mL de leite que foram colocados em frascos etiquetados, esterilizados, contendo uma pílula de reagente Bronopol (2-bromo-2-nitropropano-1 3-diol), acomodadas em caixas isotérmicas com gelo e enviadas para o Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Gado de Leite, para a realização da CCS. As análises foram realizadas no prazo de cinco dias após a coleta, em equipamento Somacount (Bentley) e os resultados foram emitidos em números de células somáticas x 1.000/mL. A maioria dos resultados (89,66%) indicou variações entre 1.000 a 193.000 cel./mL, o que é considerado negativo para incidência de mastite e está dentro dos parâmetros mínimos de CCS para normativa 51. Apenas 10,34% das amostras apontaram resultados positivos para incidência de mastite, variando de 212.000 a 1.417.000 cel/mL. Concluiu-se que, o leite in natura fornecido nos três principais laticínios do Estado do Acre é proveniente de rebanhos com baixa incidência de mastite clínica e subclínica e está dentro dos parâmetros estabelecidos pela Normativa 51.
Thesagro: Gado Leiteiro.
Data Created: 2009-06-08
ISBN: 978-85-88969-88-9
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21392.pdf40,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace