Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/510532
Título: Avaliação do potencial sinérgico do óleo de Piper aduncum L. no controle da vaquinha do feijoeiro Cerotoma tingomarianus Becyné.
Autor: DAMACENO, J. E. de O.
FAZOLIN, M.
Afiliación: JANAÍNA ESTEVO DE OLIVEIRA DAMACENO, BOLSISTA PIBIC/EMBRAPA ACRE
MURILO FAZOLIN, CPAF-AC.
Año: 2008
Referencia: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/CNPq//UFAC/EMBRAPA, 17.
MOSTRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 8., 2008, Rio Branco, AC. A iniciação científica em direção à formação de novos talentos na pesquisa: anais. Rio Branco, AC: Ufac, 2008.
Páginas: 1 p.
Descripción: No Estado do Acre a vaquinha do feijoeiro Cerotoma tingomarianus é a praga de maior importância para a cultura do feijão. Suas larvas podem provocar danos às sementes em germinação, porém os adultos são responsáveis pel o desfolhamento severo nas plantas, reduzindo a produtividade da cultura. Para o controle da praga são utilizados inseticidas convencionais, que aplicados de forma contínua e inadequada, causam poluição ambiental e intoxicações para o produtor e consumidores , além de explosões populacionais e resistência do inseto a estes compostos químicos. Umas das alternativas para amenizar este problema é a utilização de compostos sinérgicos , que ao induzir um aumento do potencial do inseticida propicia teoricamente a diminuição da dose recomendada e aplicada do mesmo. Assim, o óleo essencial de Piper aduncum L., rico em dilapiol, foi avaliado quanto ao seu potencial sinérgico para este grupo de inseticidas, visando o controle desta praga.
Thesagro: Feijão
Óleo Essencial
Palabras clave: Controle de pragas
Vaquinha do feijoeiro
Cerotoma tingomarianus Bechyné
Pimenta-de-macaco
Piper aduncum L
Potencial sinérgico
Inseticida botânico
Dillapiol
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
20117.pdf19,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace