Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512740
Title: Capacidades geral e específica de combinação para o teor de óleo em sementes de cultivares de algodão.
Authors: CARVALHO, L. P. de
SILVA, G. E. L.
ANDRADE, C. C. de
LIMA, M. M. de A.
FREIRE, R. M. M.
BRITO, G. G. de
LIMA, L. H. G. de M.
Affiliation: LUIZ PAULO DE CARVALHO, CNPA; GEORGE ELTON LUCENA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA; CATARINA CHAGAS DE ANDRADE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA; MARLEIDE MAGALHAES DE ANDRADE LIMA, CNPA; ROSA MARIA MENDES FREIRE, CNPA; GIOVANI GREIGH DE BRITO, CNPA; LEONARDO HENRIQUE GUEDES DE MORAIS LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 7., 2009, Foz do Iguaçu. Sustentabilidade da cotonicultura brasileira e expansão dos mercados: anais. Campina Grande: Embrapa Algodão, 2009.
Description: A identificação de alternativas ao uso do petróleo como combustível de motores a diesel tem sido requisito de estudos demandados pelo aumento do aquecimento global. Entre essas alternativas, o algodão é considerado uma fonte para produção de biodiesel, inclusive por não afetar a produção de alimentos para o homem. Este trabalho tem por objetivo avaliar as capacidades geral e específica de combinação de cultivares selecionadas quanto ao teor de óleo, de modo a selecionar progenitores para programa de melhoramento. Foram utilizados dois grupos de progenitores que participaram de dois cruzamentos dialélicos distintos. Utilizaram-se sementes de 10 híbridos e de 5 progenitores de cada dialélico, perfazendo um total de 15 tratamentos. Cada lote de semente, que corresponde a um tratamento, foi dividido em dois sub-lotes os quais constituíram as duas repetições de cada tratamento. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com duas repetições. Houve significância estatística entre os tratamentos a nível de 1% de probabilidade, significando que existem médias dos tratamentos que diferem estatisticamente entre si quanto ao teor de óleo. Também foram significativos os efeitos da capacidade geral e específica de combinação, destacandose os progenitores V3, STO-B-59 e Parrot.
Thesagro: Óleo Vegetal
Biocombustível
Keywords: Heterose
ISSN: 2175-2311
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capacidades-geral.pdf270,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace