Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/512951
Título: Degradação do diesel em solos: aplicabilidade de Fenton e tipo-Fenton.
Autor: PEREIRA, C. A.
MARQUES, M. R. da C.
PEREZ, D. V.
Afiliación: CAROLINA ACIOLI PEREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ; MÔNICA REGINA DA COSTA MARQUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Descripción: A presença natural de ferro em latossolos brasileiros foi estudada na avaliação da eficiência de remediação de solos contaminados com hidrocarbonetos através do processo oxidativo avançado, por reagente de Fenton. Dessa forma, foi desenvolvido estudos em diferentes tipos de solos (latossolo amarelo - LA e latossolo vermelho - LV) que continham teores de ferro diferenciados, os quais foram contaminados com óleo diesel. Para os testes de remediação foram utilizados um de solo previamente contaminados com 500mg/g de óleo diesel. Com objetivo de se determinar as condições limites do sistema, foi avaliada a influência dos seguintes parâmetros no processo de remediação: concentração do peróxido de hidrogênio e do sal de ferro(II) e tempo de contato. Todos os extratos hexânicos foram analisados quantitativamente e qualitativamente por cromatografia gasosa de alta resolução, após terem sido extraídos em Soxhlet. Os resultados mostraram uma elevada degradação (superior a 80%) independente do tipo de solo utilizado, embora a cinética do latossolo amarelo (baixo teor de ferro) tenha sido superior ao latossolo vermelho (alto teor de ferro).
Thesagro: Oxidação
Palabras clave: Solos
Remediação
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Degradacao-do-diesel-em-solos-2009.pdf62,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace