Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513208
Título: Empoasca sp. (Hemiptera: cicadellidae) na cultura do pinhão-manso no Mato Grosso do Sul.
Autor: OLIVEIRA, H. N. de
SILVA, C. J. da
SÁ, L. G. N.
OLIVEIRA, F. G. de
Afiliación: HARLEY NONATO DE OLIVEIRA, CPAO; CESAR JOSE DA SILVA, CPAO; Lúcio Gabriel Nascumento e Sá., UEMS; Fabiana Garcia de Oliveira, Faculdades Anhanguera de Dourados.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009.
Descripción: O Mato Grosso do Sul apresenta boas condições para o desenvolvimento de pinhão manso e as suas áreas de plantio vem aumentando significativamente. No entanto, os estudos sobre a ocorrência de pragas nessa cultura ainda são incipientes, necessitando de pesquisas sobre épocas de ocorrência e o efeito de fatores climáticos na incidência das pragas. Entre os meses de março de 2008 e fevereiro de 2009, armadilhas adesivas de coloração amarela, foram distribuídas em plantas de pinhão manso para avaliação da incidência da cigarrinha-verde nesta cultura. Os maiores picos populacionais foram observados nos meses de março a maio de 2008 e fevereiro de 2009. A queda das folhas foi o principal fator para a ausência da cigarrinha. Novos estudos necessitam ser realizados buscando o melhor conhecimento desse inseto e alternativas para o seu manejo integrado.
Thesagro: Entomologia
Palabras clave: Pinhão-manso
Notas: Trabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009; Publicação original em CD.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
31860.pdf108.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace