Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513240
Title: Crescimento inicial do Pinhão-manso submetido diferentes Lâminas de irrigação.
Authors: PADILHA, N. de S.
SILVA, J. A. N. da
HEID, D. M.
SILVA, C. J. da
PEREIRA, S. B.
SCALON, S. de P. Q.
BOTTEGA, S. P.
Affiliation: NERIANE DE SOUZA PADILHA, UFGD; JOÃO ALFREDO NETO DA SILVA, UFGD; DÉBORA MENANI HEID, UFGD; CESAR JOSE DA SILVA, CPAO; SILVIO BUENO PEREIRA, UFGD; SILVANA DE PAULA QUNTÃO SCALON, UFGD; SIMONE PRISCILA BOTTEGA, UFGD.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de lâminas de irrigação sobre o crescimento inicial da cultura do pinhão manso. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), entre os meses de abril e junho de 2009. O delineamento utilizado para os parâmetros de crescimento (altura de plantas, diâmetro de caule, número de folhas) foi inteiramente casualizado, com cinco repetições em esquema fatorial 5x6, cinco tratamentos (lâminas de irrigação) e seis avaliações no tempo (dias após plantio). Para massa seca de lâminas, caules, pecíolos e raízes foram utilizados o delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições e cinco tratamentos, totalizando 25 vasos. Cada tratamento correspondeu a uma lâmina de irrigação, estipulada em 20, 40, 60, 80 e 100 por cento. Após determinados os valores da capacidade de campo do solo, foi então calculada a quantidade de água de cada lâmina a ser aplicada em cada tratamento. Com exceção de massa fresca da raiz, a lâmina de irrigação de 60% teve as melhores respostas para as variáveis de biomassa vegetal avaliadas. Para os parâmetros de crescimento, as lâminas de irrigação de 20 e 40% promoveram os piores resultados. No geral, a lâmina de irrigação de 20% proporcionou os menores resultados, demonstrando que a cultura do pinhão manso, em sua fase inicial, não é tolerante ao déficit hídrico.
Thesagro: Irrigação
Keywords: Pinhão manso
Notes: Trabalho publicado também em Resumos do CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009. Montes Claros; Publicação original em CD.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
31867.pdf93.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace