Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513378
Título: Metodologia de análise do risco erosivo e sua relação com Áreas de Preservação Permanente: aplicação à microbacia do Rio Santa Maria, Estado do Rio de Janeiro.
Autoria: BATISTA, A. P.
SCHULER, A. E.
PRADO, R. B.
CARVALHO JUNIOR, W. de
GONCALVES, A. O.
MACEDO, J. R. de
ARAÚJO, R. S. de
Afiliação: ANDRÉ PEREIRA BATISTA, UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; RODRIGO SÁ DE ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Este trabalho aplica uma metodologia de análise qualitativa da erosão, em SIG (Sistema de Informação Geográfica), para mapear as áreas de baixo, médio e alto potencial à erosão na microbacia do Rio Santa Maria, localizada no município de São José de Ubá, no Noroeste do Rio de Janeiro. Na segunda etapa do trabalho, a metodologia será utilizada para avaliar o impacto da preservação e degradação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) sobre o risco erosivo. As duas fases da metodologia são apresentadas e o potencial de aplicação discutido.
Palavras-chave: Potencial a erosão
APP
SIG
Mapeamento
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologia-de-analise-do-risco-erosivo-2009.pdf586,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace