Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/513803
Título: Fitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram por plantas de capim pé-de-galinha gigante (Eleusine coracana) cultivadas sob diferentes lâminas de água no solo.
Autoria: TAUNER, G. A.
ASSIS, R. L. de
PROCOPIO, S. de O.
CARMO, M. L. do
PIRES, F. R.
CARGNELUTTI FILHO, A.
PEREIRA, G. B.
SILVA, W. F. P. da
Afiliação: GISELA AZEVEDO TAUFNER, UFES; RENATO LARA DE ASSIS, URV; SERGIO DE OLIVEIRA PROCOPIO, CPATC; MARCOS LIMA DO CARMO, URV; FÁBIO RIBEIRO PIRES, UFES; ALBERTO CARGNELUTTI FILHO, UFSM; GUILHERME BRAGA PEREIRA, URV; WELINGTON F. P. DA SILVA, URV.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., Fortaleza, 2009. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. Fortaleza: SBCS, 2009. 1 CD-ROM. Poluição do Solo.
Conteúdo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de diferentes lâminas de água no solo sobre a fitorremediação de solo contaminado com o herbicida picloram por plantas de capim-pé-de-galinha-gigante (Eleusine coracana). Como substrato para o crescimento das plantas, utilizou-se amostras de solo classificado como Latossolo Vermelho distroférrico. A quantidade de água evaporada média foi determinada através de dois evaporímetros. Após 48 horas da aplicação do herbicida foi realizada a semeadura da espécie vegetal fitorremediadora Eleusine coracana - capim-pé-de-galinha-gigante. Dez dias após a emergência das plantas realizou-se um desbaste, deixando-se 14 plantas por vaso. Uma vez ao dia, todos os vasos recebiam reposição de água, considerando a quantidade de água evaporada. A semeadura da soja (cultivar Monsoy 6101), espécie bioindicadora da presença do picloram, foi efetuada distribuindo-se 10 sementes por vaso de cada espécie. Após a emergência das plantas de soja, procedeu-se um desbaste deixandose três plantas por vaso. A irrigação foi uniformizada em todos os tratamentos com todos os vasos recebendo mesma lâmina de irrigação duas vezes ao dia. A soja se mostrou extremamente sensível à presença do picloram no solo. Constatou-se que a maior umidade do solo auxilia na remediação de solos contaminados com o herbicida picloram, utilizando-se para esse processo plantas de E. coracana. No entanto, essa melhoria da fitorremediação apenas é significativa quando a contaminação do solo com o herbicida não é elevada (até 80 g ha-1).
Thesagro: Solo
Poluição
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPATC-1634.pdf189,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace