Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/51756
Título: Fenologia, produção de fitomassa e sementes de leguminosas para adubação verde em solos de Tabuleiro Costeiro. I. Efeito dos resíduos vegetais sobre a produção de milho.
Autoria: GARCIA, L. F.
Afiliação: EMBRAPA-CPAMN.
Ano de publicação: 1997
Referência: In: SEMINARIO DE PESQUISA AGROPECUARIA DO PIAUI, 7. 1992, Teresina. Pesquisa para o desenvolvimento sustentado - anais. Teresina: EMBRAPA Meio-Norte, 1997. p.133-143.
Conteúdo: Avaliaram-se a fenologia e as produtividades de fitomassa e sementes de 12 espécies de leguminosas durante o período de um ano. Este trabalho foi conduzido no campo sob irrigação, num delineamento experimental de blocos ao acaso com três repetições Algumas espécies que mais produziram massa seca, aos 100 dias do plantio, foram o guandu. labe-labe, feijão-de-porco e mucuna-cinza. As que menos produziram foram a mucuna-anã, tefrósia e leucena. O labe-labe, embora tenha se destacado na produção de fitomassa, apresentou baixa produção de sementes, o que coloca em discussão o seu emprego como adubo verde nas condições locais. Também é discutido o efeito dos resíduos das leguminosas após um ano de cultivo, sobre a disponibilidade de nutrientes e produtividade do milho. As maiores produtividades de grãos foram alcançados com o plantio do milho entre as faixas da cultura da leucena.
Thesagro: Adubação Verde
Fenologia
Leguminosa
Milho
Semente
Solo
Palavras-chave: Produção de fitomassa
Res¡duo orgânico
Série: (EMBRAPA-CPAMN. Documentos, 12).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Semi7p133143.pdf10.1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace