Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/531143
Título: Respostas fisiológicas de cabras leiteiras criadas na região litorânea do estado do Ceará.
Autor: LIMA, F. R. G.
VASCONCELOS, A. M. de
FAÇANHA, D. A. E.
ELOY, A. M. X.
MAGALHÃES, K. A.
Afiliación: ANGELA MARIA XAVIER ELOY, CNPC.
Año: 2003
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 40., 2003, Santa Maria, RS. Otimizando a produção animal: anais. Santa Maria: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003. 4 f. 1 CD ROM.
Descripción: Esse estudo foi conduzido no sitio Acuã na região litorânea do estado do Ceará no período de junho a dezembro de 2000 com o objetivo de avaliar as variações nas concentrações hormonais de T3 e T4 de cabras leiteiras em diferentes épocas de coletas. Foram utilizadas 22 fêmeas caprinas das raças Saanen (n=1O), 1/2 Murciana (n=8), Alpina Americana (n=4) com idade variando entre I a 5 anos e entre a 1a e 4a parição. Na indução do estro foram utilizadas esponjas intra - vaginais de cloprostenol e gonadotrofina eqüina. Não houve efeito significativo entre as variáveis meteorológicas com a temperatura retal e a freqüência respiratória. As concentrações plasmáticas dos hormônios T4 não foram significativas entre raças. O nível hormonal de T3 foi menor nos animais das raças Alpinas Americanas e os valores da TR e FR foram maiores que nas cabras da raça Saanen. Essa resposta adaptativa dos animais da raça Saanen deve-se a aclimatação as condições ambientais da região. Os níveis séricos dos hormônios tireoideanos foram afetados pelas variáveis ambientais porém os animais mantiveram a homeotermia não ocorrendo o estresse térmico.
Thesagro: Cabra
Hormônio
Palabras clave: Caprino leiteiro
Tieróide
Temperatura retal
Frequência respiratória
Brasil
Ceará
Notas: Disponível em separata.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AACRespostasfisiologicas.pdf64,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace