Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533880
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRO, O. P. da C. M. de
RÊGO, M. M. T.
AGUIAR, E. M. de
LIMA, G. F. da C.
MACIEL, F. C.
LOBO, R. N. B.
LIRA, M. A.
Additional Information: Olívia Pinheiro da Câmara Martins de Castro, DZO/UFRN; Margareth Maria Teles Rêgo, bolsista de DCR/CNPQ/EMPARN; Emerson Moreira de Aguiar, UFRN; Guilherme Ferreira da Costa Lima, Embrapa / EMPARN; Francisco Canindé Maciel, Embrapa / EMPARN; Raimundo Nonato Braga Lobo, CNPC; Marcelo Abdon Lira, Embrapa / EMPARN.
Title: Composição bromatológica da silagem de sorgo com níveis crescentes de girassol.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f.1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Semi-árido.
Description: Objetivou-se avaliar a composição bromatológica das silagens de sorgo com adição de girassol. Os tratamentos foram compostos por: T1 - Silagem com 100% de sorgo, T2 - Silagem com 25% de girassol e 75% de sorgo, T3 - Silagem com 50% de girassol e 50% de sorgo, T4 - Silagem com 75% de girassol e 25% de sorgo e T5 - Silagem com 100% de girassol. As variáveis estudadas foram: matéria seca (MS), proteína Bruta (PB), matéria orgânica (MO), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), extrato etéreo (EE), carboidratos totais (CHOT), carboidratos não fibrosos (CNF), hemicelulose (HEM), celulose (CEL) e lignina (LIG). O delineamento foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. A adição de girassol promoveu efeito quadrático (P<0,01) nas silagens para o teor de MS, obtendo valor máximo de 28,55% com adição de 60% de girassol. Para os teores de PB, EE e LIG verificaram-se respostas lineares crescentes (P<0,01). A inclusão de girassol promoveu efeito linear decrescente para MO, FDN, CHOT, CNF e HEM. Enquanto para FDA e CEL não foi verificado diferença significativa (P>0,05) entre as silagens. Concluiu-se que a adição de girassol na ensilagem de sorgo aumentou o conteúdo de PB e reduziu os teores de FDN, implicando em melhor valor nutritivo das silagens.
Thesagro: Girassol
Helianthus Annuus
Silagem
Sorghum Bicolor
Sorgo
Valor Nutritivo.
Data Created: 2008-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACComposicaobromatologica.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace