Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/533884
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2008
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, S. F. dos
BOMFIM, M. A. D.
CÂNDIDO, M. J. D.
SILVA, M. M. C.
PEREIRA, L. P. da
SOUZA NETO, M. A.
GARRUTI, D. S.
Additional Information: Sueli Freitas dos Santos, pós-graduanda em Zootecnia, UFC; Marco Aurélio Delmondes Bomfim, Embrapa Caprinos (CNPC); Magno José Duarte Cândido, UFC; Lisa Presley da S. Pereira, graduanada zootecnia, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Manoel A. S; CNPC.
Title: Efeito dos níveis de substituição do feno de capim-tifton 85 pela casca de mamona sobre o perfil de ácidos graxos do leite de cabras.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 5.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 11.; SIMPÓSIO SERGIPANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 1., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: Sociedade Nordestina de Produção Animal; Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008. 3 f. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Caprino leiteiro
Casca da mamona
Substituição.
Description: Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar o efeito dos níveis de substituição da casca de mamona sobre o perfil de ácidos graxos do leite de cabras. Foram utilizadas oito fêmeas caprinas, da raça Anglo-Nubiano, com peso médio de 45 kg. Os animais foram alojados em gaiolas de metabolismo e distribuídos em um delineamento em quadrado latino 4 x 4 duplo. Os tratamentos consistiram de três níveis de substituição do feno de tifton pela casca de mamona como alimento volumoso (0; 33; 67 e 100%), mantendo uma relação volumoso:concentrado de 50:50. Cada período experimental teve uma duração de 21 dias, sendo 14 dias de adaptação e sete dias de coleta de dados. Não houve efeito dos tratamentos sobre a concentração de vário ácidos graxos. Para a percentagem na concentração dos ácidos graxos mirístico (C14:0), linoeladico (C18:2n6t) houve significânca (P<0,05). O mesmo foi observado para o ácido linoléico conjugado (CLA 9t11 (P<0,05), e para o perfil de ácidos graxos poliinsaturados e saturados(AGPOL e AGESS). Não houve efeito dos tratamentos sobre para os insaturados, cadeia curta, cadeia longa e monoinsaturados (AGINS AGCC, AGCL E MONO). Foi obtido um menor índice de aterogenicidade (IA) indicando que no que se refere ao potencial da gordura em gerar colesterol endógeno, houve melhora na qualidade com o aumento dos níveis.
Thesagro: Ácido Graxo
Alimento Alternativo
Alimento Para Animal
Cabra
Fibra
Lactação
Nutrição Animal
Subproduto.
Data Created: 2008-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACEfeitodosniveisdesubstituicao.pdf89,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace