Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534252
Título: Efeitos da eliminação das lactações curtas e do ajuste da produção de leite pela duração da lactação sobre a comparação do desempenho produtivo de vacas de seis grupos genéticos Holandês x Gir.
Autoria: FACO, O.
BOZZI, R.
MARTINS FILHO, R.
LOBO, R. N. B.
MALHADO, C. H. M.
Afiliação: OLIVARDO FACO, CNPC
RICCARDO BOZZI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
RAIMUNDO MARTINS FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA
CNPC
CARLOS HENRIQUE MENDES MALHADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO".
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. A produção animal e a segurança alimentar: anais dos simpósios e dos resumos. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Zootecnia: Embrapa Gado de Corte, 2004. 5 f. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A partir de dados de controle leiteiro obtidos junto a Associagéo Brasileira dos Criadores de Girolando os efeitos da remog&o da variagdo na duragdo da lactagdo sobre a comparagio de desempenho produtivo de varios grupos genéticos Holandés x Gir foram estudados através da comparagdo dos resultados obtidos a partir das trés metodologias freqiientemente utilizadas: (a) Ajuste da produção para a duração da lactação; (b) Exclusão das lactações curtas (<120 dias de duração) sem ajuste para a duração da lactação; (c) Uso todas as observagdes sem ajuste para a duragdo da lactação. Foram utilizados 5.742 registros de produgio de leite, sendo os dados analisados pelo método dos quadrados minimos. Os modelos matematicos utilizados nas anlises pelas metodologias (b) e (c) incluiram os efeitos fixos de grupo genético, més do parto, ano do parto, ordem de parto e fazenda. Para a metodologia (a) 0 modelo utilizado foi semelhante, diferindo apenas pela inclus&o da duragdo da lactagdo como covaridvel. O grupo genético 1/4 apresentou maior freqiéncia de lactações curtas. A comrelagéo entre a produgado de leite e a duragéo da lactago foi de 0,80. A utilizagdo do método (a) levou & atenuagdo das diferengas de desempenhos entre os grupos genéticos. Observou-se que, assim como o ajuste da produggo de leite pela duragéo da lactação, a exclusão das lactações curtas levaram a resultados divergentes daqueles obtidos quando foram utilizadas todas as lactagGes sem ajustes para a duração da lactação.
Thesagro: Cruzamento
Crescimento
Melhoramento Genético Animal
Parâmetro Genético
NAL Thesaurus: Girolando
zebu
Palavras-chave: Bovino de corte
Tendência genética
Brasil
Notas: Título em inglês: Effects of excluding short lactations and adjusting milk yield by lactation length on comparison of productive performance of cows of six Holstein x Gir genetic groups.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACEfeitosdaeliminacao.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace