Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/534515
Título: Queda de litter e manta orgânica e teor de nitrogênio (N) em um sistema agrossilvipastoril em Sobral.
Autor: FERNANDES, J. A. B.
CARVALHO, F. C. de
ARAUJO FILHO, J. A. de
CAMPANHA, M. M.
DUTRA, L. A.
Afiliación: JORGE ALBERTO BEZERRA FERNANDES, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
FABIANO CAVALCANTE DE CARVALHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
JOÃO AMBRÓSIO DE ARAÚJO FILHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPC
LEONARDO ASSIS DUTRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.
Año: 2008
Referencia: In: CONGRESSO CEARENSE DE AGROECOLOGIA, 2008, Fortaleza. Agricultura familiar e sustentabilidade: [Resumos dos trabalhos]. [Fortaleza]: Fundação Konrad Adenauer Stiftung; Embrapa Agroindústria Tropical; UFC, 2008. Resumo 111. 1 CD ROM.
Descripción: Resumos: A manta orgânica é resultado da queda e acumulação do litter, material vegetal que cai no solo em um ambiente florestal. Este processo é de fundamental importância para a circulação dos elementos minerais dentro do ecossistema. Durante a decomposição da manta orgânica ocorre liberação dos nutrientes minerais contidos nesta, tornando-os disponíveis, no meio edáfico, para a vegetação.Objetivou-se quantificar a queda e deposição do Litter e manta orgânica e avaliar a ciclagem de N a partir dos mesmos, em um sistema agrossilvipastoril. Conduzido no período de agosto de 2001 a julho de 2002, na Embrapa Caprinos, Sobral-CE, com médias pluviométricas de 1002,5 e 905,3 mm respectivamente. Foram avaliados três tratamentos no sistema agrossilvipastoril (agrícola, pastoril e mata). Para a coleta da manta orgânica utilizou-se moldura de ferro (0,25 m²) que foi lançada aleatoriamente em cada área, por cinco vezes, coletando-se o material orgânico existente sobre o solo e foram colocados 10 coletores, distribuídos aleatoriamente em cada um dos três tratamentos para coleta do litter. As amostras coletadas foram secas em estufa a 65°C por 48 horas,pesadas e, posteriormente, determinado o teor de N pelo processo semi-micro de Kjeldahl. Para a produção de N em kg/ha, multiplicou-se o valor médio encontrado de matéria seca em cada coleta (kg/ha) pelo teor de N encontrado nas análises. Foi utilizado um delineamento inteiramente ao acaso com distribuição fatorial (3 x 12 x 2) utilizando-se o procedimento GLM do SAS. Para comparação das médias utilizou-se o teste t (P<0,05). A queda de litter e quantidade de manta orgânica para os três tratamentos foram de 3304,17 kg/ha e 1061,30 kg/ha para o tratamento agrícola, 3231,01 kg/ha e 1209,22 kg/ha para pecuária e de 7057,12 kg/ha e 2000,16 kg./há para mata, respectivamente. A quantidade de N na liteira e manta orgânica em kg/ha/ano foram 50,77 e 14,26 kg - agrícola; 49,06 e 13,34 kg - pecuária; e 98,61 e 26,46 kg - mata. Na área de mata foram encontrados as maiores quantidades de litter e manta orgânica com conseqüente maior quantidade de N aportado no sistema.
Thesagro: Caatinga
NAL Thesaurus: Nitrogen content
Brazil
Semiarid soils
Silvopastoral systems
Palabras clave: Sistema agrossilvipastoril
Ciclagem de nutriente
Manta orgânica
Código florestal
Teor de nitrogênio
Brasil
Ceará
Sobral
Agrosilvopastoral systems
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RACQuedadelitter.pdf25,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace