Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570320
Título: Avaliação das características agronômicas de cultivares de milho no assentamento Vale Verde, Gurupi-TO, safra 2005/2006.
Autor: SABOYA, L. M. F.
SILVA, F. B. G. da
AFFERRI, F. S.
MATOS, W. L.
RIBEIRO, G. R. dos S.
SABOYA, R. de C. C.
Afiliación: LUCIANO MARCELLO FALLÉ SABOYA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; FABIO BATISTA GUIMARÃES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; FLÁVIO SÉRGIO AFFERRI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; WESLEY LEITE MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; GLAUBER RONERY DOS SANTOS RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; RITA DE CASSIA CUNHA SABOYA, CPAC.
Año: 2007
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
Páginas: 5 p.
Descripción: A agricultura familiar tem como característica o baixo uso de insumos para a obtenção da produção de alimentos, tal fato vem da falta de informações técnicas e ao uso inadequado do pouco crédito disponível. Uma das culturas que tem destaque no sistema produtivo dos agricultores familiares no Tocantins é o milho, que desempenha uma função estratégica na cadeia produtiva da proteína animal, sendo utilizado como principal fonte energética para a produção de carne, ovos e derivados. O consumo deste grão tem crescido a cada ano em razão de suas qualidades intrínsecas de teor calórico, amilase e pigmentação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de 23 cultivares de milho e produtividade de grãos sem o uso de adubação e calagem, em propriedade caracterizada como familiar no projeto de Assentamento Vale Verde em Gurupi-TO. Os tratamentos foram as cultivares: 30S40, DAS789, PL1335, AGN30A06, BRS1030, Z BAIANO2, BRS2020, AGN30A09, XGN0420101, AL BIANCO, DAS8480, 30F90, 30K73, DAS787, Z BAIANO1, 30F87, 30F35, DAS2B710, DAS749, AL ALVORADA, IPIRANGA, AL BRANSEIRANTES, AL 25 PIRATININGA. O delineamento foi de blocos casualizados com 3 repetições em 2 linhas de 4 metros por parcela. O espaçamento foi de 1 metro entre linhas e 0,5 metro entre covas, perfazendo uma área total de 8 m2. Os grupos de cultivares mais produtivos foram: 30S40, DAS789, PL1335, AGN30A06, BRS1030, Z BAIANO2, com produtividades de 3955, 3656, 3511, 3377, 3172 e 2910 kg/ha. A cultivar mais produtiva 30S40 deferiu dos outros 22 materiais analisados obtendo o melhor resultado, com significância para o Teste F a 5% de probabilidade.
Thesagro: Agricultura Familiar
Genótipo
Milho
Produção
Zea Mays
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-das-caracteristicas-agronomicas.pdf139.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace