Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570334
Título: Relações homem-ambiente e a percepção do espaço em comunidades tradicionais do norte de Minas Gerais.
Autoria: VILELA, M. de F.
CORREIA, J. R.
MACHADO, C. T. de T.
SANO, S. M.
Afiliação: MARINA DE FATIMA VILELA, CPAC; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC; CYNTHIA TORRES DE TOLEDO MACHADO, CPAC; SUELI MATIKO SANO, CPAC.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
Páginas: 9 p.
Conteúdo: O conhecimento dos agricultores tradicionais, acumulado por gerações, possibilitou o desenvolvimento de sistemas de cultivos complexos, adaptados às condições locais que satisfazem as necessidades de subsistência. A difusão desses sistemas produtivos requer, no entanto, o conhecimento das relações do homem com o ambiente e o entendimento sobre a percepção dos agricultores em relação ao espaço e aos diferentes ambientes nos quais são mantidas as relações. Embora os resultados ainda sejam parciais é perceptível a relação mantida entre os agricultores e o ambiente. O ordenamento do espaço e a coordenação de diferentes usos e culturas em função das características do ambiente demonstram que os agricultores conhecem profundamente o espaço onde vivem e trabalham, no entanto, muitos dos sistemas e formas de produção empregados na comunidade devem orientados para atender aos princípios de sustentabilidade dos agroecossistemas. Orientação esta baseada, sobretudo, nos conhecimentos tradicionais e nos sistemas de cultivo sustentáveis, adaptados às condições locais.
Thesagro: Comunidade Rural
Pequeno Produtor
Palavras-chave: Conhecimento tradicional
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relacoes-homem-ambiente.pdf9.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace