Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570364
Título: Caracterização preliminar dos sistemas de produção na comunidade Água Boa 2 em Rio Pardo de Minas (MG), para fins de planejamento do uso das terras segundo a aptidão agroecológica e extrativista.
Autoria: MACHADO, C. T. de T.
FERNANDES, S. G.
VILELA, M. de F.
CORREIA, J. R.
Afiliação: CYNTHIA TORRES DE TOLEDO MACHADO, CPAC; SUELI GOMES FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MARINA DE FATIMA VILELA, CPAC; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., 2007, Fortaleza. Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007.
Páginas: 15 p.
Conteúdo: Os sistemas de produção de oito propriedades da Comunidade Água Boa situada no município de Rio Pardo de Minas (MG) foram caracterizados quanto às atividades predominantes, nível tecnológico e características de manejo dos cultivos e dos solos. As informações foram coletadas por meio de entrevistas em visitas realizadas às propriedades, quando inquiriu-se também sobre aspectos organizacionais e sócio-econômicos gerais, pontos favoráveis e problemas da comunidade, bem como expectativas e necessidades determinantes da potencialização das atividades agropecuárias e extrativistas e de infra-estrutura e bem-estar da comunidade. Nas propriedades visitadas, a mão-de-obra é essencialmente familiar e o nível de escolaridade é baixo. O nível de diversificação das atividades produtivas, bem como de espécies cultivadas e animais criados varia entre os agricultores entrevistados, sendo que todos plantam as culturas anuais tradicionais milho, feijão e mandioca, algumas hortaliças, e possuem em seus quintais pequenas hortas e árvores frutíferas. A criação de galinhas é comum à maioria das propriedades. O destino da produção é a subsistência das famílias, sendo que o excedente é comercializado, bem como produtos do artesanato e das eventuais coletas de frutas nativas. O acesso à assistência técnica é bastante restrito e, vários agricultores possuem habilidade para realizar testes e experimentações com práticas de manejo de solo e de cultivos. O uso de equipamentos, bem como o de fertilizantes (mesmo os de origem orgânica) e corretivos é restrito, sendo feito sem qualquer recomendação técnica. A partir desse diagnóstico preliminar foi possível identificar aspectos favoráveis e problemas da comunidade, determinantes, inclusive, da expansão das atividades agrícolas, bem como as suas aptidões e necessidades. Estas constituem demandas reais para cursos de capacitação e atividades de pesquisa e desenvolvimento, e também para projetos de infra-estrutura.
Thesagro: Agricultura Familiar
Comunidade Rural
Pequeno Produtor
Sistema de Produção
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao-preliminar.pdf152.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace