Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/570631
Título: Adubação de manutenção com nitrogênio e enxofre para o algodoeiro cultivado em solo arenoso do Cerrado baiano.
Autoria: SANTOS, F. C. dos
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
FERREIRA, G. B.
CARVALHO, M. C. S.
SILVA FILHO, J. L. da
PEDROSA, M. B.
SANTOS, J. B. dos
FREIRE, R. M. M.
ALENCAR, A. R. de
Afiliação: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CPAC; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CPAC; GILVAN BARBOSA FERREIRA, CPAFRR; MARIA CONCEIÇÃO SANTANA CARVALHO, CNPA; JOÃO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; MURILO BARBOSA PEDROSA, FUNDAÇÃO BAHIA; JOÃO BATISTA DOS SANTOS, EBDA; ROSA MARIA MENDES FREIRE, CNPA; ARNALDO ROCHA DE ALENCAR, CNPA.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO, 9.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2., 2008, Brasília, DF. Desafios e estratégias para o equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais: anais... Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2008. 1 CD-ROM.
Conteúdo: No Cerrado baiano, com grande abrangência de solos arenosos, com baixo teor de matéria orgânica e cultivados, em sua maioria, sob sistema plantio convencional, são comuns aplicações anuais de 150 a 200 kg ha -1 de nitrogênio (N) e de 80 kg ha-1 de enxofre (S) em cultivos de sequeiro, o que representa boa parte dos custos com adubação. Em geral, para o algodoeiro cultivado na região, se aplica de 0,5 a 1,0 t ha-1 ano-1 de gesso mineral visando proporcionar condições químicas favoráveis ao aprofundamento do sistema radicular da cultura e, dessa forma, aumentar a tolerância aos veranicos, que são freqüentes no Oeste da Bahia. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é definir as doses de manutenção de N e S a serem aplicadas no algodoeiro cultivado em solo arenoso do Cerrado da Bahia, para a produtividade mais rentável.
Thesagro: Algodão
Fertilidade do Solo
Palavras-chave: Qualidade de fibra
Nutrição de planta
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00418-trab1-ap.pdf177.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace