Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572189
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVIEIRA, E. A.
dc.contributor.authorCARVALHO, F. I. F. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. C. de
dc.contributor.authorBENIN, G.
dc.contributor.authorHARTWIG, I.
dc.contributor.authorSILVA, J. A. G. da
dc.contributor.authorVALÉRIO, I. P.
dc.contributor.authorMARTINS, A. F.
dc.contributor.authorBERTAN, I.
dc.contributor.authorFINATTO, T.
dc.date.accessioned2026-01-13T18:49:09Z-
dc.date.available2026-01-13T18:49:09Z-
dc.date.created2009-07-29
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationCientífica, Jaboticabal, v. 36, n. 1, p. 17-26, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572189-
dc.descriptionRESUMO: Em aveia, o fator ano apresenta grande influência na manifestação do fenótipo, fazendo com que a estimativa de distância genética entre cultivares, para avaliação de um único ano, tenha baixa precisão. Os objetivos deste trabalho foram estimar: os coeficientes de repetibilidade e o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real dos indivíduos em experimentos com e sem fungicida e a repetibilidade da distância genética, bem como o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real da distância genética, baseada em caracteres fenotípicos. Em quatro anos agrícolas, nove cultivares de aveia foram avaliadas na presença e na ausência de fungicidas, delineamento de blocos ao acaso, com seis repetições. Os coeficientes de repetibilidade dos caracteres e a distância de Mahalanobis foram determinados. Posteriormente, foi estimada a distância baseada nos dados de quatro anos de avaliação, nas condições de presença e ausência de fungicida, e sua correlação. Os resultados indicaram a necessidade da condução do experimentos por, pelo menos, seis anos, quando se objetiva a estimativa da distância genética baseada em caracteres fenotípicos. Também, foi evidenciada a necessidade de condução de experimentos na presença e ausência de fungicida, uma vez que tais condições geram resultados distintos, conforme ficou demonstrado pela pequena correlação entre as distâncias (r=0,004).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleRepetibilidade de caracteres fenotípicos e das distâncias genéticas em aveia-branca na presença e ausência de fungicida.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroAveia
dc.subject.thesagroAvena Sativa
dc.subject.thesagroFerrugem
riaa.ainfo.id572189
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-13
dc.contributor.institutionEDUARDO ALANO VIEIRA, CPAC; FERNANDO IRAJÁ FÉLIX DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GIOVANI BENIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IRINEU HARTWIG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; JOSÉ ANTÔNIO GONZALEZ DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IGOR PIRES VALÉRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ANDREZA FIGUEIROLA MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IVANDRO BERTAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; TACIANE FINATTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
S1235.pdf122,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace