Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/572189
Título: Repetibilidade de caracteres fenotípicos e das distâncias genéticas em aveia-branca na presença e ausência de fungicida.
Autoria: VIEIRA, E. A.
CARVALHO, F. I. F. de
OLIVEIRA, A. C. de
BENIN, G.
HARTWIG, I.
SILVA, J. A. G. da
VALÉRIO, I. P.
MARTINS, A. F.
BERTAN, I.
FINATTO, T.
Afiliação: EDUARDO ALANO VIEIRA, CPAC; FERNANDO IRAJÁ FÉLIX DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GIOVANI BENIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IRINEU HARTWIG, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; JOSÉ ANTÔNIO GONZALEZ DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IGOR PIRES VALÉRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ANDREZA FIGUEIROLA MARTINS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; IVANDRO BERTAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; TACIANE FINATTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Ano de publicação: 2008
Referência: Científica, Jaboticabal, v. 36, n. 1, p. 17-26, 2008.
Conteúdo: RESUMO: Em aveia, o fator ano apresenta grande influência na manifestação do fenótipo, fazendo com que a estimativa de distância genética entre cultivares, para avaliação de um único ano, tenha baixa precisão. Os objetivos deste trabalho foram estimar: os coeficientes de repetibilidade e o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real dos indivíduos em experimentos com e sem fungicida e a repetibilidade da distância genética, bem como o número de anos necessários para uma predição acurada do valor real da distância genética, baseada em caracteres fenotípicos. Em quatro anos agrícolas, nove cultivares de aveia foram avaliadas na presença e na ausência de fungicidas, delineamento de blocos ao acaso, com seis repetições. Os coeficientes de repetibilidade dos caracteres e a distância de Mahalanobis foram determinados. Posteriormente, foi estimada a distância baseada nos dados de quatro anos de avaliação, nas condições de presença e ausência de fungicida, e sua correlação. Os resultados indicaram a necessidade da condução do experimentos por, pelo menos, seis anos, quando se objetiva a estimativa da distância genética baseada em caracteres fenotípicos. Também, foi evidenciada a necessidade de condução de experimentos na presença e ausência de fungicida, uma vez que tais condições geram resultados distintos, conforme ficou demonstrado pela pequena correlação entre as distâncias (r=0,004).
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Aveia
Avena Sativa
Ferrugem
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
S1235.pdf122,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace