Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/576319
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FARIAS, J. L. de S.
GUIMARÃES, V. P.
Additional Information: JORGE LUIS DE SALES FARIAS, CNPC; Vinícius Pereira Guimarães, Consultor da Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC).
Title: Avaliação de uma unidade produtora de caprinos leiteiros no território dos Inhamuns-Crateús.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Brasil
Ceará
Crateús
Smallholder labor.
Description: A região Nordeste abriga aproximadamente metade dos estabelecimentos de base familiar do país, sendo um importante gerador de emprego e renda no meio rural. A criação de pequenos ruminantes é uma das atividades exercidas por este segmento da agricultura brasileira, especialmente nesta região, com o foco na convivência com o semiárido. Este estudo objetivou mensurar o fluxo de caixa da produção de leite de cabra no Território dos Inhamuns-Crateús, a partir da análise da medição de custos e receitas de unidades familiares que utilizam a caprinocultura leiteira como complemento de renda. O estudo foi realizado na Comunidade de Santa Luzia, no município de Independência, no território do Inhamuns-Cratéus, com o acompanhamento de uma unidade familiar através de planilhas de fluxo de caixa, durante o ano de 2007. A utilização de concentrado foi responsável por 84% dos gastos. A receita líquida foi de R$1.320,72 por ano o que corresponde a uma receita mensal de R$110,60. Essa receita inclui a venda de queijo (17%), leite (50%), doce (18%) e de animais (15%). Não foi utilizada como dispêndio a mão de obra familiar. A lógica de produção familiar é diferente do lucro de uma empresa, sendo que a receita líquida obtida com a venda do produto é o fruto do trabalho da família. Outro ponto a ser destacado é que possivelmente essa não seja a única fonte de renda da propriedade. Assim a diversificação dos produtos da atividade foi uma boa forma de agregação de valor e também para o escoamento da produção. Os maiores custos foram relacionados com a alimentação dos animais que ainda requer um planejamento estratégico para a produção. A análise desses resultados é que esta atividade em conjunto com outras opções produtoras de bens e serviços agrícolas e não-agrícolas é explorada como complemento de renda para agricultores familiares.
Thesagro: Caprinocultura
Custo de Produção
Mão-de-Obra
Leite de Cabra
Planejamento.
NAL Thesaurus: Goats
Production costs
Planning
Brazil.
Data Created: 2009-11-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAvaliacaodeumaunidadeprodutoradecaprinosleiteirosnoterritoriodosInhamuns.pdf38,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace