Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577411
Título: Valores sócioculturais e econômicos: o consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil.
Autor: ABREU, L. S. de
MENDES, S. P. C.
KLEDAL, P. R.
SERIEIX, L.
PETTAN, K.
Afiliación: LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; SÉRGIO P. C. MENDES, IFCH-UNICAMP; PAUL R. KLEDAL, FOI (Dinamarca); L. SERIEIX, SUPAFRO; KLEBER PETTAN, Autônomo (Consultor em Mercado Orgânico).
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM.
Páginas: 9 p.
Descripción: Esta investigação científica teve o intuito de compreender o significado econômico e sociocultural do consumo e sua relação com um conjunto de valores humanos, relacionados ao respeito ao meio ambiente, adesão aos princípios ligados à saúde, solidariedade entre grupos sociais do campo e da cidade, aspectos econômicos (preços, etc.). Adotamos uma abordagem dupla socioeconômica e antropológica. Nesse sentido, o foco da pesquisa orientou se para as motivações e significados das práticas de consumo na metrópole de Campinas (São Paulo) Brasil, os consumidores foram abordados sobre os tipos de alimentos consumidos, freqüência, razões da transição do consumo de produtos convencionais para a produção orgânica, verificando se a compra é esporádica ou se tornou um hábito cotidiano, as ocasiões em que os alimentos são consumidos e o valor simbólico dos alimentos. O objetivo foi o de verificar em que medida o comportamento dos consumidores expressam valores culturais e econômicos, tornando referência da cultura ecológica contemporânea. A interpretação do material coletado permitiu construir um panorama geral sobre o perfil dos consumidores urbanos de produtos ecológicos de feiras e supermercados da metrópole de Campinas (SP), identificou se diferentes visões dos consumidores entrevistados, apresentando elementos do contexto econômico e sociocultural local. Entender as dinâmicas culturais de cada processo sócio-econômico específico do consumo é uma das pistas importantes para compreender o contexto atual, a relação entre o local e o espaço de trocas global. Apresentamos uma síntese geral do estudo realizado, factível no escopo de um trabalho para esse espaço.
Palabras clave: Agroecologia
Consumo ecológico
Mercado local
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2009AA114.pdf135,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace