Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/577783
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRO, C.
OLIVEIRA, F. A.
OLIVEIRA JUNIOR, A.
MOREIRA, A.
Additional Information: CESAR DE CASTRO, CNPSo; FABIO ALVARES DE OLIVEIRA, CNPSo; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSo; ADONIS MOREIRA, CPPSE.
Title: Influência da cultura de inverno sobre a produtividade da soja, em sistema de semeadura direta.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 5.; MERCOSOJA 2009, Goiânia. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2009. p.124. Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Odilon Ferreira Saraiva, Clara Beatriz Hoffmann Campo, César de Castro.
Language: pt_BR
Keywords: Planta geneticamente modificada
Glifosato
Macronutrientes e micronutrientes.
Description: A Semeadura direta caracteriza-se por um sistema de cultivo conservacionista e com enfoque na manutenção da cobertura do solo. Assim, com o tempo de adoção do sistema observam-se melhorias na qualidade física, química e biológica do solo que resultar no aproveitamento mais racional dos recursos naturais e dos nutrientes. Com objetivo de estudar a influência da cultura de inverno no sistema de rotação foi estudado a resposta da soja após o cultivo de milho safrinha ou de girassol, em função do manejo da adubação fosfatada e potássica. Nas condições estudadas, a produção de soja foi influenciada pela rotação (girassol ou milho), com aumento de 540 kg ha-1 na sucessão girassol/soja (tratamento verão: 40 kg de P2O5 e 80 kg de K2O e inverno: 60 kg de P2O5 e 60 kg de K2O). Dependendo do custo de produção, não é necessário aplicar P2O5 e K2O na cultura de verão para obter altos rendimentos de soja.
Thesagro: Glycine Max.
Data Created: 2009-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCIAM2009.00260.pdf35,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace