Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/578418
Título: Avaliação de acessos de pinhão-manso (Jatropha curcas) quanto à tolerância ao alumínio pelo método do papel-solução.
Autoria: ROSADO, R. D. S.
FIALHO, G. S.
MARTINEZ, H. E. P.
LAVIOLA, B. G.
Afiliação: Renato Domiciano Silva Rosado, UFV; Gustavo Sessa Fialho, UFV; Herminia Emilia Prieto Martinez, UFV; BRUNO GALVEAS LAVIOLA, CNPAE.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Conteúdo: O experimento foi desenvolvido pelo método papel solução em germinador com temperatura de 25°C com o objetivo de avaliar um procedimento rápido para a seleção de acessos de pinhão manso quanto à tolerância ao Al. Dessa forma, sementes de oito acessos foram postos a germinar em presença de diferentes concentrações de Al (0, 85, 155, 225 e 295 mg.L-1), sendo medido o comprimento da raiz principal, após quatorze dias. A concentração de 85 mg/L de alumínio foi a melhor, dentre as testadas permitindo assim discriminar os acessos quanto à tolerância. Os acessos que se mostraram mais tolerantes foram CNPAE-228, CNPAE-178, CNPAE-200 e CNPAE-226 enquanto os acessos CNPAE-114; CNAPAE-154 e o CNPAE-169 foram os mais sensíveis. Em concentrações acima de 85 mg/L de alumínio em papel solução os acessos apresentarão expressiva redução no crescimento do sistema radical e surgimento de sintomatologia aguda de toxidez.
Palavras-chave: Papel-solução
Pinhão-manso
Tolerância ao alumínio
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-de-acessos.pdf130.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace