Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579577
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBERTINI, V. A.
dc.contributor.authorFERREIRA, M. D.
dc.date.accessioned2025-01-09T23:17:35Z-
dc.date.available2025-01-09T23:17:35Z-
dc.date.created2010-01-05
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA-EMBRAPA SÃO CARLOS, 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2009. p. 144 (Embrapa Pecuária Sudeste. Documentos, 90)
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579577-
dc.descriptionHortaliças são constituídas principalmente por água e a perda de pequena quantidade desta substância prejudica a qualidade do produto. Hortaliças de folhas (ex.: alface) são comercializadas principalmente pela aparência externa relacionada ao frescor do produto. Não existe, até o momento, medições objetivas para aferição desta qualidade, sendo que produtores e comerciantes utilizam mensurações subjetivas relacionadas à textura do produto, pressionando ou flexionando manualmente a hortaliça. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade pós-colheita de alfaces americana, crespa e lisa (cultivo de solo e hidropônia protegidos), simulando diferentes condições de armazenamento .e utilizando para isto o instrumento Wiltmeter", quantificando o teor de água contida nas folhas. O Wiltmeter® é um aparelho portátil, de fácil funcionamento, o qual mede a firmeza em folhas e outras estruturas planares de plantas. Os ensaios foram realizados em laboratório na Embrapa Instrumentação para definição de valores de perda de água e pressão de turgescência, simulando em laboratório condições de, armazenamento. Através dos resultados obtidos, observou-se que as folhas internas de alface apresentaram valores menores de perda de ãgua, em relação às folhas externas e intermediárias; em relação à perda de água em .alface proveniente de cultivo protegido no solo e hidropônia não observou-se diferença significativa; a manutenção das raízes no produto favorece a manutenção da turgescência das folhas; o produto é melhor conservado quando se utiliza a embalagem e principalmente quando é armazenado na geladeira. O equipamento Wiltmeter demonstrou ser aplicável na mensuração da qualidade pós-colheita de folhosas e demonstrando diferenciações, nos; tratamentos aplicados, apresentando uma forte correlação (coeficiente de Pearson) com o método do Teor Relativo de Água (TRA%).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectJORNADA CIENTÍFICA
dc.titleQualidade de hortaliças de folha na pós-colheita: avaliação com o uso do Wiltmeter.
dc.typeResumo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id579577
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-09
dc.contributor.institutionMARCOS DAVID FERREIRA, CNPDIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPDIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Proci-09.00359.pdf468.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace