Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/579658
Título: Avaliação de sistemas de alerta e previsão para o oídio da videira no Vale do São Francisco.
Autor: ANGELOTTI, F.
GAVA, C. A. T.
SANTOS, T. T C.
BATISTA, D. da C.
Afiliación: FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; T. T. C. SANTOS; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA.
Año: 2009
Referencia: Tropical Plant Pathology, v. 34, p. S117, ago. 2009.
Descripción: O oídio da videira, causado pelo o fungo Uncinu/a necator, causa infecção em toda a parte aérea da planta. Os maiores danos são causados nos cachos e brotos, podendo ocorrer aborto das inflorescências, resultando em perda total da produção. O objetivo deste trabalho foi validar um sistema de alerta e previsão para o oídio da videira no Vale do São Francisco. A validação foi realizada no campo experimental de Mandacaru, Juazeiro-BA, em parreiral da variedade Festival, nas safras do segundo semestre de 2007 e 2008. O experimento, em blocos casualizados, constou dos seguintes tratamentos: modelo Oídio- VSF; modelo literatura adaptado (Thomas et ai., 1994); incidência conforme Produção Integrada de Uva; calendário; e ausência de fungicidas. Os dados meteorológicos foram coletados diariamente e processados para cada modelo, em programas construidos no SAS System version 9.1. Com os dados de severidade ao longo do tempo, foi calculado a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD}, verificou diferença significativa entre os tratamentos. O modelo Oidio-VSF auxiliou no controle da doença, podendo ser utilizado em um sistema de alerta e previsão do oídio da videira.
Thesagro: Uva
Doença
Fungo
Oídio
NAL Thesaurus: Grapes
Uncinula necator
Palabras clave: Videira
Vale do São Francisco
Notas: Suplemento. Edição dos Resumos do 42 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Rio de Janeiro, ago. 2009.
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID42243.pdf236,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace