Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595341
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorROCHA, W. S. D. da
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorALMEIDA, M.
dc.contributor.authorALVES, D. B.
dc.contributor.authorCUNHA, R. A.
dc.contributor.authorMIGUEL, P. S. B.
dc.contributor.authorARAÚJO, J. P. M.
dc.date.accessioned2025-07-24T05:22:02Z-
dc.date.available2025-07-24T05:22:02Z-
dc.date.created2008-01-18
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595341-
dc.descriptionO conhecimento do complexo solo/água/planta é importante para o melhor entendimento de um sistema integrado pasto-lavoura. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de seis lâminas de água sobre o crescimento e a produtividade de milho, arroz, sorgo e feijão consorciados com Brachiaria decumbens e de B. decumbens em cultivo puro. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, Coronel Pacheco/MG em um delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As cinco culturas constituíram as parcelas e as lâminas de água (0%, 20%, 40%, 80%, 100% e 120% ET0), as subparcelas. A correção e a adubação foram baseadas na análise de solo. Milho e sorgo foram semeados com 1,0 m e o feijão e o arroz com 0,5 m entre linhas. A braquiária foi semeada a lanço. Foi usado o Line Source Sprinkler Systems, tendo como controle a parcela com 100% da ET0. O potencial de água no solo foi monitorado pelo uso de tensiometros instalados a 20 e 40 cm de profundidade. Foram avaliadas a altura e a produção de matéria seca da parte aérea e de grãos, além da rebrota do sorgo. Os resultados mostraram que as culturas de milho e feijão apresentaram uma tendência de maior produtividade nas áreas com água na capacidade de campo. Porém, a braquiária e o sorgo tiveram melhor desenvolvimento quando a umidade do solo a 40% da ET0. Foi observada, também, relação positiva entre a produtividade e a altura das plantas de sorgo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectcapacidade de campo
dc.subjectintegração pasto-lavoura
dc.titleProdutividade de milho, arroz, sorgo e feijão consorciados com Brachiaria decumbens sob diferentes lâminas de irrigação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroIrrigação
riaa.ainfo.id595341
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-23
dc.contributor.institutionCARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CES-JR; CES-JF; CES-JF; CES-JF; CES-JF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Produtividade-de-milho-arroz-sorgo-e-feijao.pdf219.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace