Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595820
Título: Uso dos componentes principais na determinação da origem dos ácidos graxos no leite de búfalas (Bubalus bubalis L.).
Autoria: FERNANDES, S. A. de A.
MATTOS, W. R. S.
MATARAZZO, S. V.
GAMA, M. A. S.
LANNA, D. P. D.
TREVISAN, L. R. P.
TONHATI, H.
Afiliação: Sérgio Augusto de Albuquerque Fernandes, UESB; Wilson Roberto Soares Mattos, ESALQ/USP; Soraia Vanessa Matarazzo, APTA/SAA-SP; Marco Antonio Sundfield Gama, Embrapa Gado de Leite; Dante Pazzanese Duarte Lanna, ESALQ/USP; Luís Roberto Pimentel Trevisan, ESALQ/USP; Humberto Tonhati, UNESP.
Ano de publicação: 2006
Referência: Boletim de Indústria Animal, Nova Odessa, v. 63, n. 3, p. 151-158, 2006.
Conteúdo: Este experimento objetivou verificar mudanÁas no perfil de ·cidos graxos no leite de b˙falas ao longo da lactação. Foram coletadas amostras mensais de leite de 40 b˙falas, de abril a novembro de 2002, nos municÌpios de SarapuÌ e Pilar do Sul, em S„o Paulo. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 40 repetiÁıes (b˙falas) em esquema de parcela subdividida com medidas repetidas no tempo, em cinco fazendas, com oito animais por fazenda. Os dados foram analisados utilizando-se o mÈtodo multivariado de componentes prin- cipais (PCA). Tal an·lise demonstrou-se eficiente na avaliaÁ„o da variaÁ„o dos ·cidos graxos no leite bubalino. Os componentes principais 1 e 2 explicaram 59% da variaÁ„o observada nos dados. Os ·cidos graxos originados pela sÌntese de novo agruparam-se fortemente, com exceÁ„o do C4:0. Por sua vez, os ·cidos graxos de cadeia Ìmpares e ramificados agruparam-se, demonstrando as- sim, a origem microbiana comum. O aumento no teor de ·cidos graxos de cadeia longa inibiu os ·cidos graxos de origem microbiana. Os ·cidos graxos C14:1c9 e C16:1c9 correlacionaram-se ne- gativamente com seus precursores, C14:0 e C16:0. Os ·cidos graxos que dependem da atividade da enzima delta 9 dessaturase correlacionaram-se positivamente. A correlaÁ„o entre os ·cidos vacénico e CLA (C18:2c9t11) foi alta.
Palavras-chave: Ácidos graxos
componentes principais
enzima delta9-dessaturase
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Uso-dos-componentes-principais-na-determinacao-da-origem-dos-acidos-graxos-no-leite.pdf559,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace