Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596301
Título: Deposição de liteira e de esterco durante o verão em áreas cultivadas com Panicum maximum e Brachiara brizantha em pastejo rotacionado.
Autoria: MARTINS, C. E.
ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
VILELA, D.
BRUSCHI, J. H.
BRIGHENTI, A. M.
MIGUEL, P. S. B.
OLIVEIRA, A. V.
ARAÚJO, J. P. M.
BORGES, R. A.
SOUZA, R. C. V.
Afiliação: CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; DUARTE VILELA, CNPGL; JOSE HENRIQUE BRUSCHI, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO B DOS SANTOS, CNPGL; UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO; UNIACADEMIA - CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008.
Conteúdo: A espécie forrageira produzida interfere de forma significativa na disponibilidade de alimento para o animal e na quantidade de esterco e de material vegetal morto depositado na superfície do solo (liteira). O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de liteira e o acúmulo de esterco, durante o verão, em pastagem de Brachiaria brizantha cv. Xaraés e de Panicum maximum cv. Tanzânia sob pastejo rotacionado de vacas Holandesas PO e PC em lactação suplementado com dois níveis de concentrado. O experimento foi instalado na Embrapa Gado de Leite (Coronel Pacheco-MG), utilizando delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial 2x2, sendo dois níveis de concentrado (3 e 6 kg) e duas espécies forrageiras (Brachiaria brizantha cv. Xaraés e Panicum maximum cv. Tanzânia), com seis repetições. Em cada um dos piquetes foram delimitadas duas áreas de 2,0 m2 (2,0 x 1,0 m), onde foram recolhidos os dejetos (fezes) e toda a liteira existente (liteira > 5 cm e liteira < 5 cm). Tanto o esterco quanto a liteira tiveram sua massa determinada e os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias, quando necessário, foram submetidas ao teste de SKOTT-KNOTT (1974). 4.481,4 kg/ha de liteira foram depositadas na área cultivada com B. brizantha, sendo 20 % maior do que na área com P. maximum. 3.097,0 kg/ha de massa de esterco seco foram depositados na área cultivada com P. maximum, sendo duas vezes maior do que na área cultivada com B. brizantha. 2.868,1 kg/ha de massa de esterco seco foram produzidos quando três quilos de concentrado foram utilizados, 68 % maior do que quando foram utilizados seis quilos de concentrado.
Thesagro: Esterco
Pastejo Rotativo
Palavras-chave: Liteira
Notas: FertBio 2008.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deposicao-de-liteira-e-de-esterco.pdf22.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace