Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596348
Título: Avaliação bioeconômica de estratégias de alimentação em sistemas de produção de leite. 2. Metodologia alternativa: nível de utilização de capital.
Autor: RENNÓ, F. P.
PEREIRA, J. C.
LEITE, C. A. M.
RODRIGUES, M. T.
CAMPOS, O. F.
FONSECA, D. M.
RENNÓ, L. N.
Afiliación: Francisco Palma Rennó, UFV; José Carlos Pereira, UFV; Carlos Antônio Moreira Leite, UFV; Marcelo Teixeira Rodrigues, UFV; Oriel Fajardo de Campos, Embrapa Gado de Leite; Dilermando Miranda da Fonseca, UFV; Luciana Navajas Rennó, Unipac-JF.
Año: 2008
Referencia: Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 37, n. 4, p. 754-764, 2008.
Descripción: Objetivou-se desenvolver uma metodologia alternativa para avaliação bioeconômica de estratégias de alimentação para rebanhos leiteiros e avaliar a produtividade física e a eficiência bioeconômica de sistemas de alimentação para vacas em lactação quando utilizadas diversas estratégias de alimentação à base de volumosos para vacas de cinco níveis de produção de leite. Utilizou-se uma plataforma computacional desenvolvida com os programas CNCPS v.5.0 e planilhas eletrônicas do Microsoft Excell®, de forma a simular a produção e as exigências de nutrientes ao longo da lactação de uma vaca com cinco níveis de produção de leite. Utilizaram-se a metodologia alternativa "Ajuste para o Nível de Capital", foram observados diversos níveis de utilização de concentrados e capital gasto com alimentação por unidade de área e estimadas equações de regressão da produtividade (PROD/ha) e receita menos os custos com alimentação (LUCR/ha) por hectare, em função destes níveis. Esta metodologia não permitiu que ocorresse utilização de diferentes níveis de insumos e de capital por unidade de área, mesmo quando são avaliadas diferentes estratégias de alimentação. Os resultados obtidos comprovaram diferenças nas avaliações bioeconômicas realizadas pela metodologia "Ajuste para o Nível de Capital" em relação à "Tradicional". De modo geral, principalmente nos maiores níveis de utilização de capital por área, as estratégias baseadas em forragens de melhor qualidade apresentaram resultados superiores na PROD/ha e LUCR/ha. No entanto, nos níveis de menor utilização de capital por área, as estratégias baseadas em forrageiras de alta produtividade por hectare apresentaram melhores resultados nas variáveis analisadas.
Thesagro: Simulação
Palabras clave: Bovinos de leite
Eficiência bioeconômica
DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-35982008000400023
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPGL)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace