Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596410
Título: Produtividade de Brachiaria decumbens consorciada com feijão, milho, milheto e sorgo e solteiro em diferentes lâminas de irrigação.
Autor: MARTINS, C. E.
ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
BRIGHENTI, A. M.
ALENCAR, C. A. B. de
DERESZ, F.
MIGUEL, P. S. B.
ARAÚJO, J. P. M. de
OLIVEIRA, A. V. de
SOUZA, R. C. V. de
CARVALHO, C. A. de
Afiliación: CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRASILEIRO DE ALENCAR, INTEC LTDA; FERMINO DERESZ, CNPGL; PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, INTEC LTDA; JOÃO PAULO MACHADO DE ARAÚJO, INTEC LTDA; ANDRÉ VICENTE DE OLIVEIRA, INTEC LTDA; RAYMUNDO CESAR VERASSANI DE SOUZA, CNPGL; CAIO ANTUNES DE CARVALHO, INTEC LTDA.
Año: 2009
Referencia: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
Descripción: A integração lavoura-pecuária é uma forma de manejo com grande potencial para conservação e recuperação da camada superficial do solo e da vegetação que o recobre. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência de seis lâminas de água no crescimento, na cobertura do solo e na produtividade da Brachiaria decumbens consorciada com feijão, milheto, sorgo e milho, além de seu cultivo solteiro. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, em um delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. O cultivo constituiu as parcelas e as lâminas de água (0 %, 20 %, 40 %, 80 %, 100 % e 120 % ET0), as subparcelas. A correção e a adubação foram baseadas na análise de solo. O feijão e o milheto foram semeados com 0,5 m entre linhas e o sorgo e o milho foram semeados com 1,0 m entre linhas. A braquiária foi semeada a lanço. Para a irrigação, foi usado o Line Source Sprinkler Systems, tendo como controle a parcela com 100 % da ET0. O potencial de água no solo foi monitorado pelo uso de tensiômetros instalados a 15 e 30 cm. Foi avaliado o crescimento, a cobertura do solo e a produtividade de B. decumbens. De modo geral, as lâminas não influenciaram no desenvolvimento da braquiária. A altura, a cobertura e a produtividade de matéria seca foram influenciadas pela competição entre as gramíneas. Na maior parte das áreas, estes resultados foram menores quando a braquiária foi cultivada em consórcio com o milheto, o sorgo e o milho.
Thesagro: Área Foliar
Radiação
Palabras clave: Capacidade de campo
Integração lavoura-pecuária
line source
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Produtividade-de-Brachiaria-decumbens-consorciada.pdf188.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace