Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/596685
Title: Produção de forragem e estrutura do dossel em dois clones de capim-elefante anão sob diferentes manejos.
Authors: GOMIDE, C. A. M.
PACIULLO, D. S. C.
COSTA, I. A.
SOUZA, B. P.
PEREIRA, A. V.
MARTINS, C. E.
Affiliation: Carlos Augusto Miranda Gomide, Embrapa Gado de Leite; Domingos Sávio Campos Paciullo, Embrapa Gado de Leite; Igor de Almeida Costa, CES-JF; Bruno Paixão Souza, CES-JF; Antônio Vander Pereira, Embrapa Gado de Leite; Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite.
Date Issued: 2008
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 45., 2008, Lavras, MG. Anais... Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.
Description: A seleção de clones de capim-elefante de porte baixo associada a estudos de manejo pode conciliar a alta produção de forragem com estrutura favorável ao pastejo. O estudo foi desenvolvido em parcelas considerando o fatorial 2 X 2 X 3 sendo, dois novos clones de capim-elefante anão, um verde e um roxo, duas alturas de resíduo, 25 e 45 cm, e três freqüências de corte baseadas na interceptação luminosa (IL) de 90, 95 e 100%. O delineamento foi o de blocos casualizados com três repetições e se avaliou: a massa de forragem colhida, a altura do dossel e a relação folha-colmo. Maior altura do dossel foi observada no clone roxo, assim como no maior resíduo e sob maiores IL. Os clones revelaram alta produção de forragem , sendo que no clone roxo houve maior influência dos fatores de manejo estudados. Em ambos os clones a relação folha-colmo foi maior sob resíduo de 45 cm e caiu com o aumento da IL necessária para o corte, sendo tal efeito mais marcante no clone roxo.
Thesagro: Pennisetum Purpureum
Keywords: Interceptação luminosa
Intervalo entre cortes
Relação folha-colmo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producao-de-forragem-e-estrutura-do-dossel-em-dois-clones-de-capim-elefante.pdf152.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace