Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/631396
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, C. do N.
GALVÃO, S. R. da S.
LEITE, L. F. C.
ARAÚJO, E. C. E.
LEMOS, J. de O.
JUNQUEIRA, N. T. V.
Additional Information: Claudyanne do Nascimento Costa, UFPI; Sandra Regina da Silva Galvão, Bolsista DTI/CNPq/Embrapa Meio-Norte; Luiz Fernando Carvalho Leite, Embrapa Meio-Norte; Eugênio Celso Emérito Araújo, Embrapa Meio-Norte; Janyelle de Oliveira Lemos, UFPI; Nilton Tadeu Vilela Junqueira, Embrapa Cerrados.
Title: Indicadores químicos de um latossolo vermelho-amarelo em áreas sob macaúba ou pastagem no centro Maranhense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009. p. 170-171, Trab. 1232.
Language: pt_BR
Notes: Trabalho publicado em 1 CD-ROM dos Resumos Expandidos do CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza.
Keywords: Oleaginosa
Área degradada
Qualidade do solo.
Description: A macaúba surge como uma alternativa para a produção de biodiesel e, consorciada com pastagem, ajuda na recuperação de áreas degradadas, devido ao aporte de resíduos no solo, aumentando assim a vida útil das pastagens e minimizando os impactos da pecuária no ambiente. Com isso, este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos do cultivo exclusivo e consorciado de macaúba e pastagem sobre os indicadores químicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo. Foram estudados cinco sistemas de uso: S1-macaúba; S2-pastagem; S3-pastagem+Macaúba menos adensada; S4-pastagem+Macaúba mais adensada e S5-Vegetação Nativa. Nesses sistemas foram coletadas amostras de solo, com sete repetições, nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20, 20-40 e 40-60 cm, para determinação de pH, Al3+, Ca+2, Mg+2, P extraível, K+ e matéria orgânica (MO). Os valores de pH foram maiores no S3 e menor no S2. A pastagem apresentou maiores teores de alumínio nas camadas superficiais (0-5 e 5-10 cm) quando comparados aos S1 e S3. Os teores de potássio foram significativamente (p<0,05) mais elevados no S2 tanto na camada de 0-5 quanto na 5-10 cm. De forma semelhante, os teores de cálcio, magnésio e fósforo foram superiores em todas as camadas no S2. Quanto aos teores de matéria orgânica, o S5 superou os demais tratamentos em todas as profundidades. A capacidade de troca de cátions (CTC) e a soma de bases (SB) foram superiores no S2, diferindo significativamente dos demais sistemas estudados. A saturação de bases (V), na camada de 5-10 cm, foi maior no S2 diferindo significativamente (p<0,05) do S1, S4 e S5. O solo sob pastagem apresenta boas condições de fertilidade, com solos eutróficos e de elevada CTC. Os solos sob macaúba e macaúba+pastagem menos adensada estão em processo de recuperação das propriedades químicas e da matéria orgânica.
Thesagro: Fertilidade do Solo.
Data Created: 2010-01-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1232.pdf62,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace