Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/631485
Título: Otimização de bioensaios e obtenção de controles para identificação de enzimas úteis para a indústrias sucro-alcooleira.
Autor: GOMES, P. H. M.
CUNHA, I. S.
SILVA, R. B.
CAMPOS, P. F.
KRÜGER, R. H.
QUIRINO, B. F.
Afiliación: P. H. M. GOMES, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; I. S. CUNHA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; R. B. SILVA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; P. F. CAMPOS, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; R. H. KRÜGER, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; BETANIA FERRAZ QUIRINO, CNPAE.
Año: 2008
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2008, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008. p. 567.
Descripción: A continuidade da liderança mundial brasileira na produção de álcool depende do aperfeiçoamento das técnicas de produção correntes bem como do desenvolvimento de novas tecnologias. Enzimas capazes de hidrolisar material lignocelulósico permitirão a ampliação da matriz energética brasileira e produção do chamado etanol de segunda geração. Microrganismos cultiváveis são a fonte tradicional de enzimas hidrolíticas. Entretanto, 99% dos microrganismos não são cultiváveis e o potencial biotecnológico dos mesmos permanece inexplorado. A extração do DNA coletivo desses microrganismos, o metagenoma, permite a criação de bibliotecas que podem ser triadas para várias atividades enzimáticas como celulase, amilase, xilanase e lacase, entre outras. Enquanto bibliotecas metagenômicas de solo e rúmen estão sendo construídas, uma biblioteca da bactéria P. ouroftnensis foi triada para diversas atividades visando a otimização de protocolos e obtenção de controles positivos para estudos futuros.
Thesagro: Microrganismo
Atividade Enzimática
Biotecnologia
Etanol
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Otimizacao-de-bioensaios.pdf73,72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace